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Aramis

Discos do Ano

Para alguns, de informação, talvez Cesar Camargo Mariano, 33 anos, paulista da Praça da Sé, seja conhecido apenas como o maestro e pianista que acompanha Elis Regina, com quem está casado há alguns anos. Entretanto, para quem acompanha a MPB sabe que Cesar - cujos pais residem no Norte do Estado, é um dos mais competentes instrumentistas brasileiros da nova geração. Como recordou Tarik de Souza ("Veja", 4/5/77), "filho de um professor de música, convivendo com instrumentos e instrumentistas - como Garoto e Jacó do Bandolim - desde a infância, César surpreendeu a família aos 4 anos tocando uma valsa logo na primeira vez que se sentou ao piano. Ex-office-boy, ex-caixa de banco, César começou no Jongo Trio e depois fundou seu próprio conjunto, o Sambalanço Trio, ao lado do baixista Cleiber e do hoje famoso baterista e percussionista Airto Moreira". Nos anos 60. César fez na então influente RGE (gravadora que hoje se encontra totalmente neutra, pela ausência promocional, ao menos no mercado paraense, três elepês com o Sambalanço e um quarto liderando um octeto. Os tempos saudáveis da BN ficaram turvos e Cesar teve que ganhar a vida acompanhando Wilson Simonal, com o Som Três. "Como arranjador, foi o criador técnico desse estilo musical (a pilantragem), baseado especialmente no prodigioso balanço que obtinha com a mão esquerda no piano", segundo TS. Nos últimos 12 anos, praticamente restringiu sua carreira ao acompanhamento de Elis Regina, que, sem dúvida, deve a ele mérito de seus últimos lps e shows (como "Falso Diamante") de sucesso. E por certo o prestigio de "Falso Brilhante"- há mais de um ano em cartaz em São Paulo, deve ter valido para que Cesar Mariano e seu grupo pudesse fazer na RCA Victor um lp tão importante como "São Paulo-Brasil (Victor, 103.0194, março/77), para nós indiscutivelmente, um dos melhores discos instrumentais do ano. Mais do que um disco, é uma sinfonia para São Paulo - capaz de em toda sua poluição, violência e crueldade inspira artistas. Como disse o próprio Cesar: "Cada um do grupo possui vivência de São Paulo de cerca de vinte anos, o que da exatamente um século de convívio com as contradições da cidade. Quando eu comecei a observar meu trabalho e o de pessoal, discobrimos que São Paulo, estava embelicalmente inserido em tudo". Assim, o disco abre com "Metrópole", passa a "Estação do Norte"- ambos temas de Cesar, passa, a "Fábrica" (tema de Dudu Portes, bateria e percussionista do grupo) e encerra no lado A com os sons angustiados de "Poluição". No lado B, a abertura é com "Imigrantes" do guitarrista Natan Marques, seguido do "Metrô" do guitarrista e violonista Crispim Del Cistia em parceria com Natam. Dois temas de Cesar - "Litoral" e "Futebol de Bar", encerram esse panorâmico visual de São Paulo. Existem muitos discos feitos em homenagem a cidades. Mas no Brasil, desconheciamos um trabalho tão honesto e criativo como esse "São Paulo-Brasil", maioridade definitiva da criatividade de Cesar Camargo Mariano e seu quinteto, numa produção própria - que registra definitivamente um concerto que está levando a platéia privilegiadas, num roteiro que, infelizmente, ainda não inclui Curitiba. Anote e compre em: "São Paulo/Brasil" vale, sem dúvida, os Cr$ 80,00 que custa. E no final do ano, não pode ser esquecido no levantamento dos melhores lançamentos nacionais. FOTO LEGENDA- São Paulo*Brasil Cesar Mariano & Cia.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
29/05/1977

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