"Festa" ganha em vídeo e bom pacote do Herbert
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de março de 1990
Há filmes que se ajustam ao vídeo. Outros só perdem ao serem apreciados na telinha. Por exemplo, uma obra como "Pelle, o Conquistador", por sua dimensão plástica, belíssima fotografia, transforma-se num pastiche ao ser visto no vídeo. O mesmo pode-se dizer de centenas de outros títulos que as distribuidoras insistem em colocar no mercado, muitas vezes em cópias péssimas sem cores, borradas e escurecidas.
Em compensação há filmes intimistas, que por sua própria estrutura nada perdem ao serem vistos na redução do vídeo. Um exemplo é a recente produção paulista "Festa", de Ugo Giorgetti, que a Abril Vídeo colocou nas locadoras há algumas semanas.
Grande vencedor do último festival do Cinema Brasileiro de Gramado - filme, ator (Antônio Abujamra/Adriano Stuart), roteiro figurino e edição de som, além de prêmio especial da crítica, "Festa" é um filme intimista, huis clos - toda a ação se passa num único cenário - e que pode ser visto em vídeo com o mesmo prazer de sua projeção na tela ampla. Entretanto, o mesmo já não se aplica a "O Grande Mentecapto", de Osvaldo Calderias, baseado em romance de Fernando Sabino - e que foi injustiçado no mesmo festival. Por sua dimensão fotográfica, este filme simpático, com muitas seqüências exteriores, funciona muito melhor no cinema. Perde quem não o viu quando foi lançado no cine Condor - e, posteriormente em suas constantes reprises no circuito da Fucucu.
O exemplo de Werbert
Vindo da época das chanchadas - quando seu estúdio era um dos mais ativos produtores e tendo se estruturado com o principal centro de dublagem de filmes para a televisão, Herbert Richers venceu também na área do vídeo. Conquistando um amplo catálogo internacional - ao qual o último acréscimo foi um contrato com a extinta Republic, estúdio classe "B" dos anos 40/50, mas que produziu alguns filmes importantes - Herbert Richers dá grande atenção ao material promocional, editando uma publicação com todos os dados de cada filme que distribui, boas ilustrações e fichas técnicas detalhadas.
O último pacote da Herbert Richers traz quatro títulos importantes.
A felicidade não se compra (It's a Wonderful Life), 1946, de Frank Capra, com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore e Thomas Mitchel. Embora já lançada no Brasil, em versão colorizada, pela Century Vídeo, temos agora a edição em p&b desta comédia com o clássico otimismo de Capra, que sempre caracterizou seus filmes por um alto astral. Nesta comédia produzida há 44 anos, conta a história de George Bailey (Stewart), um homem desiludido que na véspera de Natal resolve se suicidar. Para livrá-lo dessa tentação e enviando um anjo que lhe mostra como a cidade onde vive seria diferente se ele não existisse.
Espíritos Indômitos (The Men), 1950, de Fred Zinnemann, ficou famoso por duas razões: marcou a estréia de Marlon Brando no cinema como um ex-combatente paralítico, e que volta da guerra com dificuldades para se reintegrar à sociedade. Música de Dimitri Tiomkim, possibilita também rever a grande atriz Teresa Wright num humano personagem.
Iwo Jima - O portal da Glória (Sands of Iwo Jima), 1949, de Allan Dwan, não chega a ser um clássico de guerra, mas foi uma produção bem acabada, com John Wayne em fase boa, ao lado de um ator há muito desaparecido: John Agar. Reconstitui uma das mais famosas batalhas da II Guerra e fez grande sucesso na época.
O destino bate à sua porta - (The Postman Always Rings Twice), 1981, de Bob Rafelson, trouxe Jessica Lange numa personagem sensualíssima: a esposa infiel que convence o amante a matar o marido. Para Jessica foi uma grande oportunidade: ela havia estreado em "King Kong" e queria livrar-se da imagem daquele filme comercial. Mostrou tanto talento que sua carreira deslanchou e no ano passado até Costa-Gravas a buscou para o principal papel de "The Music Box", que concorreu no último festival de Berlim e logo deve chegar ao Brasil. Jack Nicholson, como o marginal Frank, amante de Cora (Jessica), está também esplêndido neste filme baseado no célebre romance de James Cain, que em 1942 já havia inspirado ao italiano Luchino Visconti (1906-1976) seu "Ossessione", com Massimo Girotti e Clara Calamai - mas que foi interditado pelo autor de "The Postman Always Rings Twice", sob alegações de não recebimento de seus direitos autorais.
Videonotas
Um dos cult-movies da última temporada, "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" do espanhol Pedro Almodovar (cujo último longa, "Atame", disputou o festival de Berlim) acaba de sair pela Globo Vídeo. Uma comédia interessante, supervalorizada e que encantou especialmente as platéias gay.
Não confundam "A Guerra dos Mundos" (War of Worlds), 52, de Byron Maskin, baseado no romance de M. G. Wells - um clássico da Science-Fiction - com a série "Guerra dos Mundos", em capítulos, que a Paramount/CIC Vídeo está lançando no Brasil. Há um novo volume nas locadoras, com os episódios "As Muralhas de Jericó", de Collin Chilvers e "O Império do Mal", de Winrick Kolbe.
Um dos maiores sucessos de Vittório de Sicca (1902-1974), "Os Girassóis da Rússia" (Sunflower/II Girassoli, 1970), com Sophia Loren e Marcello Mastroianni, sai agora em vídeo. Com duração de 105 minutos, bela fotografia e excelente trilha sonora de Henry Mancini perde, entretanto na redução para a tela - foi concebido para ser visto em cinemascope. De qualquer forma, vale para os mais jovens que não o conheceram em suas inúmeras reprises.
A vídeo Interamericana que já fez lançamentos interessantes ("Tess", de Roman Polanski: "O Franco Atirador", de Mickael Cimino), "Os Gritos do Silêncio", de Roland Joffe), está deixando cair a bola em termos de qualidade. Seu último pacote não poderia ser pior: "Tempo Quente na Cidade" (Hot Child in the City), pseudomusical na linha de "Flashdance" e "Footloose"; "Labirinto da Morte" (Twice Under), de Dean Crow e "Os Vadios" (Blue City Slammeers).
Para compensar estas mediocridades, há um título a ser verificado: "Katinka, a história de um amor proibido", adaptada de uma novela de Werman Bang e que tem direção de Max Von Sydow, ator sueco. A fotografia é do mestre Svan Nykvist e se a copiagem não foi feita às pressas talvez não tenha perdido a beleza original. Apesar de ter comparecido a vários festivais entre 1988/89, é um filme para ser apenas verificado.
Tags:
- A Guerra dos Mundos
- Abril Vídeo
- Ataque de Nervos
- Bob Rafelson
- Century Vídeo
- Donna Reed
- Espíritos Indômitos
- Fernando Sabino
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- Frank Capra
- Fred Zinnemann
- Globo Vídeo
- Guerra dos Mundos
- Henry Mancini
- Herbert Richers
- II Guerra
- Jack Nicholson
- James Stewart
- Jessica Lange
- John Wayne
- King Kong
- Luchino Visconti
- Marcello Mastroianni
- Marlon Brando
- Max Von Sydow
- O Franco Atirador
- O Grande Mentecapto
- Os Gritos do Silêncio
- Pedro Almodovar
- Roland Joffe
- Roman Polanski
- Sophia Loren
- The Men
- The Music Box
- Thomas Mitchel
- Ugo Giorgetti
- Vittorio de Sicca
- Wonderful Life
Enviar novo comentário