Hancock & Os caçadores de cabeça
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de maio de 1976
Eleito em 1975 o melhor grupo instrumental do ano no jazz poll da revista "Playboy", o Headhunters aparece no Brasil, simultaneamente em dois elepes de fases diferentes - mas expressivos por revelar em etapas de sua formação/evolução: num dos elepes (dos dois) que gravou com o excelente tecladista Herbie Hancock (CBS 137918, abril/76) e em seu LP solo ( "Survival of the Fittest", Arista/Odeon, abril/76). O trabalho com Herbie Hancock, 1940, Chicago, Illinois), foi muito significativo na carreira dos Headhunters, pois o tecladista e compositor negro, é hoje considerado um dos mais representativos das novas tendências do jazz em suas aproximações ao rock/pop. Pianista desde os 6 anos de idade, Hancock trabalhou nos anos 60 com Donald Byrb, Phil Woods, Olive Nelson e Miles Davis. Sua composição, "Watermerlon Man", gravada pelo guitarrista Mongo Santamaria foi relativo sucesso e, em 1968, o cineasta italiano Michelangelo antonione o convidou para criar a trilha sonora de "Blow Up" (editada em LP nos EUA pela MGM Records, inédita no Brasil), onde houve a destacada participação do grupo pop Yellowbirds.
Agora, no LP da CBS, com The Headhunters, Hancok incluiu apenas quatro músicas, em longuíssimos e especiais improvisações: o conhecido "Chameleon" (parceria com os integrantes do Headhunters), o conhecido "Watermelon Man", "Sly" e "Vein Melter", criações isoladas. A presença de Hancock também se faz sentir no LP dos Headhunters, na Arista Records: ao lado de David Rubinson, o tecladista é um dos produtores deste LP, onde o repertório de seis músicas é próprio e bastante significativo: "God Make Me Funky", "Mugic", "Here And Now", "Dafy's Dance", Rima e "If You've Got It, You'll Get It". Os integrantes do Headhunters ou seja, os caçadores de cabeça, são Bennie Maupin, clarinetista, apontado por alguns como o melhor executante deste instrumento desde Eric Dolphy (1928-1964). Maupin participou de avançados álbuns de jazz, como "Bitches Brew", de Miles Davis, dos 2 discos de Hancock - "Headhunters" e ""Thurst", considerados dois dos melhores discos de 74/75, ano em que a revista "Downbeat" o elegeu também um dos cinco melhores solistas de clarinete.
O baterista Micke Clark tem trabalhado, nos últimos 15 anos, com músicos das mais variadas tendências. Desde 1973 vinha atuando com Herbie Hancock. Paul J. Jackson, baixista, é músico de jazz desde que começou, embora numa certa época tenha gravado "soul music"com Little Anthony and The Imperials. Em 74, foi eleito um dos melhores baixistas de jazz. O percussionista Bill Summer, após 10 anos de frustrados estudos de piano no conservatório de Detroit, descobriu seu verdadeiro caminho entre tumbadoras, atabaques, chocalhos e outros instrumentos de ritmo, sendo eleito, no ano passado, o 6 melhor percusionista do mundo. Finalmente, o último dos "caçadores de cabeça"'eBlackbird McKnight, 22 anos, o mais jovem do grupo. Após formar-se pela Universidade de Morningside, em Blackbird, de onde saiu seu nome artístico, iniciou os estudos de guitarra elétrica. Trabalhou com Charlie Lloyd, cujo estilo na guitarra muito influenciou. O primeiro LP dos Headhunters, "Survival of the Fittest" (Sobrevivência dos Mais Aptos) é um trabalho que pode ser definido como "meticuloso, inovador e desconhecido". Junto com o álbum que fizeram junto com o tecladista Herbie Hancock, permitem ao público interessado, conhecer o trabalho de um novo grupo, experimental na aproximação do jazz ao pop - mas com muita dignidade.
Enviar novo comentário