O pente de Palito e praça de Fassbinder
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de março de 1986
A coincidência não poderia ser mais opurtuna: "A Guerra do Pente - O Dia em que Curitiba Explodiu" do cineasta Nivaldo Lopes (Palito) (pré-estréia) hoje, 20,30 horas, cine Ritz) aborda um tema que, passados 27 anos dos fatos ocorridos no centro de Curitiba, adquirem atualidade: a revolta popular contra a exploração dos preços. Embora ocasionada por uma briga entre um comerciante libanês, Agmad Nazar (hoje dono da loja Zara) que agrediu a um sargento da PM, quando este exigiu a nota fiscal pela compra de um pente - a revolta contagiou a população e durante três dias - 7 a 9 de dezembro de 1959 - quebra-quebras sucederam-se na cidade. Só a intervenção de tropas da 5ª Região Militar devolveram a tranquilidade.
Mesmo limitado em recursos e quase sem material de referência da época - prova do descaso de nossa memória social - Palito fez um filme inteligente e criativo, que merece, inclusive, ter lançamento comercial e ser levado a festivais. A sessão de hoje foi incluída dentro da programação de aniversário de Curitiba.
xxx
Dos 782 espectadores registrados nas 7 sessões em que foi projetado "Berlim Alexanderplatz" menos de 10% tiveram resistência para assistir, integralmente, aos 13 episódios e mais o epílogo - totalizando 15 horas de maçantes - embora inteligentes - imagens.
Se na abertura, no dia 20, mais de 200 espectadores lotaram o Ritz, na noite sequente a freqüência caiu para 71 pessoas e baixando para 64 no domingo. A transposição de Rainer Fassbinder (1946-1982) do romance de Alfred Doblin (1878-1957) se o inclui entre os projetos mais longos (e caros) do cinema alemão. Lento, extremamente dialogado - embora com uma profundidade social e humana em suas imagens, "Berlim Alexanderplatz" se inclui na categoria de filmes-desafios. Por isto mesmo, não chegou a cem os curitibanos que acompanharam, em todos os episódios, este painel na vida de um ex-presidiário, Franz Biberkpft, na Berlim dos anos 20 - época da ascensão do Hitlerismo. O Goethe Institut estaria pensando em adquirir os direitos do filme para o seu acervo no Brasil - o que possibilitaria futuramente, reprise do mesmo, de forma menos exaustiva.
LEGENDA FOTO 1 - Palito dirigindo uma cena de "A Guerra do Pente", que tem estréia hoje na Cinemateca.
Enviar novo comentário