Os [clássicos] mais populares do Mundo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de julho de 1974
Tendo provada a existência de um (numeroso) público capaz de garantir o consumo de uma produção numerosa de música clássica, Maurício Quadrio, o dinâmico diretor de projetos especiais da Phonogram pôs mãos às obras para editar, regularmente, [coleções] capazes de fornecerem aos fãs da música clássica, discos para as diversas predileções. Ao lado de coleções mais ambiciosas, como os projetos Beethoven e Mozart, Maurício tem se preocupado em fornecer séries digestivas, facilmente assimiláveis pelo público - principalmente aquele que só agora se inicia na beleza da música dita erudita - durante décadas privilégio de uma pequena elite, mas que enfim se democratiza, atingindo novas faixas.
Lançamentos econômicos (média de Cr$ 27,00 o exemplar), podendo ser adquiridos em série ou isoladamente, às coleções "Clássicos Para Milhões" - com três excelentes séries já editadas, soma-se agora "Os Clássicos Mais Populares do Mundo", onde, em 12 volumes, Quadrio soube selecionar os trechos mais comunicativos dos diferentes compositores, em interpretações das melhores orquestras, conjuntos e solistas.
Com uma apresentação maravilhosa - fotografias de simpáticos gatos e instrumentos musicais, a série está entre os melhores projetos já desenvolvidos com a finalidade de aproximar o grande público à música dos grandes mestres. Resumidamente, é a seguinte a coleção. Volume 1 - Com as Orquestras Sinfônicas de Londres, da Residência de Haia, da Rádio de Leipzig, dos pianistas Hans Richter-Hasser e Adam Herasiewicz e do violonista Egon Morbitzer, peças de Boccherini, Tchaikowsky, Teethove, Meybeer, Strauss, Schbert, Chopan, Dvorak e Thomas.
Volume 2 - Com a Filarmônica de Dresde, Sinfônica de Londres, da Residência de Haia, Sinfônicas de Viena, Minneápolis, da Rádio de Leipzig, organista Hans Otto, pianista Juan Calvato, mezzo-soprano
Caroline van Hemert e mais a soprano Elizabeth Ebert, peças de Mozart, Brahmns, Beethoven, Nicolai, Arne, Strauss, Schbert, Verdi, Tchaikowsky e Suppé.
Volume 3 - Com as Sinfônicas de Londres, Viena, Filarmônica de Dresde, Solistas Bach da Alemanha, Concertos Lamoureux, do Teatro Nacional da Ópera de Paris, mais o flautista Jean-Pierre Rampal, tenor Ruggero Orofino, soprano Hilde Guden e contralto Aafje Heynis, peças de Albinoni, Tchaikowsky, Brahms, Rimsky-Korsakoff, Bach, Beethoven, Delibes, Schbert, Gluck, Raff e Strauss.
Volume 4 - Com as Orquestras Sinfônicas de Londres/Philarmonia Hungarica, Mineápolis, mais as orquestras das rádios alemãs e de Leipzig, sinfônica de Viena e Filarmônica de Dresde, 6 temas de Glinka, Tchaikowski, Borodin, Braga, Strauss e Hellmesberger.
Volume 5 - Com as Orquestras Sinfônicas de Leipzig, "Pró-Arte" de Munique, de Londres, de Detroit, da Residência de Haia, a Mastreechter Staar, mais o pianista Siegfried Stockget, o violinista Egon Morbitzer e o cravista Leonard Hokanson, peças de Smetana, Rachmaninoff, Heandel, Paderowski, Bach, Khatchaturian, Debussy, Saint-Saens e Warlamoff.
Volume 6 - Neste volume temos além das orquestras de Concertos de Lamoreux, Sinfônica da Rádio de Leipzig, Filarmônica de Dresde, Sinfônica de Viena e do Teatro Nacional da Ópera de Paris, a presença do Coro Masculino do Westlands e dos organistas Hans Otto e Simon Jansen, além do organista Freike Asma, em peças de Beethoven, Liszt, Bizet, Pachelbel, Chopin, Mozart, Brahms, Hanedel, Gebhardt, Drdla e De Flala.
Volume 7 - Neste volume estão além das já conhecidas anteriormente, sinfônicas de Viena, Londres Dresde e Leipzig, também o Coro da Ópera e Orquestra de Innsbruck, que somados à soprano Elizabeth Ebert, tenor Ruggero Orofino e o pianista Yuri Boukoff apresenta peças de Wagner, Schumann, Verdi, Schubert, Weber, Verdi, Pochielli, Bohm, Massenet e Haendel.
Volume 8 - Aqui, as peças de Jaroff, Drigo, Silcher, Monti, Bortnjanski, Verdi, Liszt, Rubinstein e Grieg são interpretadas pelas orquestras da Rádio Alemã, da Rádio de Leipzig, Sinfônica de Viena, mais a Mastreechter Staar, o Coro Masculino de Westlands, com solos do contralto Aafje Heynis, baixo Franz Hamers e do pianista Alexander Unisky e violinista Egon Morbitzer.
Volume 9 - Para mostrar trechos de obras de Franck, Strauss, Beethoven, Parry, Weber, Giesen, Braga, Dvorak, Gluck e Mendelssohn, aqui foram selecionados trechos de gravações de quatro orquestras (Lamoureux, Dresde, Viena e Amsterdan), mais o Coro de Westlands, afora o contralto Heynis, barítono Gérad Suzay, o violinista Verhey e o pianista Boukoff.
Volume 10 - Finalmente aqui encontramos o grupo I Musici interpretando uma peça de lbinoni. Temos ainda as Sinfônicas de Berlim, Londres, da Rádio de Leipzig, a Filarmônica de Dresde, mais a Mastreechter Staar e os solos de Elizabeth Ebert (soprano), Willy Caron (tenor), Evert [Van] Tright (boé) e Feike Asma (órgão) em peças de Bizet, Addisell, Brahms e Tchaikowsky.
Volume 11 - Aqui estão apenas três orquestras - a de Concertos Lamoureux, da Rádio Alemã e da Residência de Haia, mais a Mastreechter Staar e os destaques são os solistas de Willy Caron (tenor, Ruggero Orofino (tenor) e Ingrid Haebler (piano) para as peças de Toselli, Mendelssohn, Ravel, Rossini, Schubert e Grieg.
Volume 12 - Finalmente, encerrando a série, a conjunção das Sinfônicas de Londres, da Rádio de Leipzig, mais a Filarmônica de Dresde, a Orquestra Gewandhaus de Leipzig, o Coro da Sociedade de Solistas da Rádio de Berlim, a Marstreechter Staar, a Grande Orquestra da Rádio Alemã, a soprano Adèle Stolte, o violinista Egon Morbitzer e os organistas Hans Otto e Simon C. Jansen, para peças de Strauss, Sinding, Jaroff, Mascagni, Kreisler, Fibich, Reznicek, Bach, Brieg, Gounod e Strauss.
Pelos nomes dos compositores, orquestras e solistas, os leitores podem perceber o alto nível desta coleção, editada especialmente para proporcionar a uma faixa de público a oportunidade de ouvir grandes momentos da música clássica - de gravações que até agora permaneciam restritas a pequena elite que podia importar os discos originais.
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