Perspectivas da Semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de abril de 1978
Com "A Dama do Lotação" (1977, de Neville D'Almeida), merecendo um lançamento nacional ultra bem promovido, precedido de maciça campanha em "out-doors" por toda cidade, o produtor Luiz Carlos Barreto pretende repetir o sucesso de "Dona Flor e Seus Dois Maridos". O roteiro de Nelson Rodrigues é bem mais agressivo do que o humor baiano de Jorge Amado e a presença no elenco da maringaense Sônia Braga, generosamente despida em muitas seqüências, é atrativo para boas rendas nos cines Lido, Astor e São João, onde o filme está em exibição, desde ontem.
As negociações de Livio Bruni com os exibidores da cidade prosseguem e as pretensões do produtor de "Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia" são grandes: deseja uma cadeia de cinco cinemas, cada um garantindo o mínimo de quatro semanas de exibição para este filme de Hector Babenco sobre o Esquadrão da Morte. No Rio, o filme foi lançado simultameamente em 80 cinemas, mas em Curitiba o mercado é mais restrito. Outro filme nacional, de boas referencias e que deve chegar em breve nas telas (Cine Condor) é "Chuvas de Verão", de Cacá Diégues, cujo livro-roteiro já foi lançado pela Editora Civilização Brasileira.
Mas desde ontem - pelos próximos 13 dias, no Condor estará em exibição a esportiva comédia "Vale Tudo" (Slap-Shot), reunindo uma dupla - Paul Newman, ator/George Roy Hill, diretor que tem emplacado alguns sucessos ("Butch Cassidy", "Um Golpe de Mestre"). A trilha sonora é do mestre Elmer Berstein, o que já torna mais recomendável este lançamento.
Ao contrário da semana passada, desta vez não há muitas atrações aos fãs de bom cinema. É bem verdade que o excelente "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (Annie Hall", de Woody Allen, continua em exibição no Rivoli, mas, infelizmente, os marcantes "O Grande Vigarista" de Ted Kotcheff e "O Inocente", de Luciano Visconti, ficaram apenas uma semana em cartaz.
Para o publico infantil, alguns programas de censura livre: "A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa" (Pink Panther Strikes Again"), 1976, quarta fita da serie de Black Edwards, é relançada no Cinema 1, e vale principalmente pela trilha sonora, de Henry Moncing, com um tema belíssimo - lançado em lp, já há bastante tempo pela RCA Victor. Menos sofisticado, na base do pastelão, é "Trinity e Carambola na Trilha da Aventura", comédia de Frank Kramer (Cine Vitória). Sem a originalidade das fitas de E.B. Clucher, e com uma dupla falsificada nos papeis-titulos - Paul Smith e Michael Cobb, ao invés de Terence Hill e Bud Spencer, a patuscada só pode agradar aos mais indulgentes. No elenco de suporte, dois expressivos coadjuvantes atores americanos, que anos 50 tiveram papeis dignos em Westerns de Joihn Ford: Woody Stroode (lançado em 1956, em "Audazes e Malditos" Sargeant Rudledge) e John Ireland.
Além de "A Dama do Lotação", alguns lançamentos menores do cinema nacional: "Na Trilha da Justiça", nova aventura do compositor e cantor gaucho Teixeirinha, junto com Mary Teresinha, dirigidos (sic) por Milton Barrajan (Cine Ribalta) e "A Virgem da Colina", de Celso Falcão (?), com o veterano Joffre Soares (Ópera).
No mais é aguardar maio, quando João Arecheski promete lançar no Astor, os aguardados "Julia" de Fred Zinnemann e "Momento de Decisão" (The Turnishing Point), de Herbert Ross.
Tags:
- A Dama do Lotação
- Annie Hall
- Black Edwards
- Bud Spencer
- Butch Cassidy
- Cacá Diegues
- Chuvas de Verão
- Cine Condor
- Cine Ribalta
- Cine Vitória
- Dona Flor
- Editora Civilização Brasileira
- Elmer Berstein
- Esquadrão da Morte
- Fred Zinnemann
- George Roy Hill
- Hector Babenco
- Herbert Ross
- Joffre Soares
- John Ireland
- Jorge Amado
- Lúcio Flávio
- Luiz Carlos Barreto
- Mary Teresinha
- Momento de Decisão
- Nelson Rodrigues
- Neville D
- No Rio
- Noiva Nervosa
- Noivo Neurótico
- O Grande Vigarista
- O Inocente
- O Passageiro da Agonia
- Paul Newman
- Paul Smith
- Seus Dois Maridos
- Sonia Braga
- Ted Kotcheff
- Terence Hill
- Um Golpe de Mestre
- Vale Tudo
- Wood Allen
Enviar novo comentário