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Aramis

Um encontro único agora para todos

Um encontro raro, perfeito, único: a pianista Carolina Cardoso de Menezes, 73 anos, completados no último dia 27 de maio e o violinista Fafá Lemos (Rafael Lemos Júnior), 78 anos - completados no dia 19 de fevereiro, gravaram entre os dias 13 a 16 de janeiro deste ano, no Estúdio Eldorado, em São Paulo, um álbum que não só estará entre os dez melhores do ano como, particularmente, para nós tem um significado especial: sua concepção nasceu inesperadamente, durante um jantar no apartamento de Carolina, no Rio de Janeiro, há três anos. xxx Zuza Homem de Melo, 56 anos, ex-presidente da Associação de Pesquisadores da MPB, radialista, produtor, incansável agitador dos meios musicais, que ali, ao nosso lado e dos colegas Jairo Severiano e Ary Vasconcelos, se emocionou em ouvir, por horas, o duo Fafá e Carolina, cumpriu o que prometeu: fez um disco que traz a emoção de dois dos nomes mais importantes de nossa música em treze clássicos dos anos 20/50. Mais do que uma simples gravação, um álbum que (com)prova (mais uma vez, como se preciso fosse), a imbecilidade de tantos "diretores artísticos" que, criminosamente, condenam ao esquecimento artistas maravilhosos que, em plena forma, poderiam estar presentes em programas de televisão, discos e shows ao vivo - mas que, magoados com o esquecimento, preferem retirar-se, dignamente, para uma aposentadoria. Carolina e Fafá estão ligados a vida musical brasileira de tal forma que seus currículos ocupariam mais espaço do que aqui dispomos. Como diz Zuza, "Carolina, a mais famosa artista dos Cardoso de Menezes, que nas suas três gerações de músicos é citada como a família Bach do Brasil, é uma mulher dinâmica, miúda e apaixonante, com seu alegríssimo e sua alta classe". Gravou dezenas de discos - grande parte pela Odeon (foi uma das artistas mais populares nos anos 50), sempre tocando o piano bem brasileiro: ágil e gingado em choros, sambas e maxixes, ou emocionante em canções. Fafá Lemos - um dos raros executantes do violino na música brasileira, aos 7 anos já estudava o instrumento e em 1930, com 9 anos, fazia seu primeiro concerto. De 1940 a 46 integrou a Orquestra de Carlos Machado no Cassino da Urca, participou da Sinfônica Brasileira e, a partir de 1950, fez carreira na Rádio Nacional, onde se fixaria a partir de 1961 (com Laurindo de Almeida, chegou a gravar a trilha sonora do filme "Meu Amor Brasileiro / Latin Lovers". Fez parte também do histórico Trio Surdina (1915-1955), que Paulo Tapajós lançou no programa "Música em Surdina", pela Rádio Nacional, e que faria dois históricos elepês. De volta aos EUA, trabalhou com Carmen Miranda (1909-1055) até sua morte. Posteriormente, foi diretor artístico da RCA brasileira, fez boates e televisão, até voltar aos EUA, no qual continuaria sua carreira. xxx Apesar de ambos terem dezenas de gravações, nunca Fafá e Carolina haviam gravado juntos. Assim, a idéia de Zuza em reuni-los foi das mais felizes, resultando um álbum da maior ternura, acústico, com discretas participações do baixista Sabá e da baterista Lilian Carmona em algumas faixas. Mas basicamente o disco é de teclados / violino, com preciosidades que iniciam com "No Rancho Fundo" (Ari Barroso / Lamartine Babo, 1931), e prossegue com "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues / Felisberto Martins, 1938), "Na Madrugada" (Nilo Sérgio, 1952), "Bem-Te-Vi Atrevido" (Lina Pesce, 1942), "A Saudade Mata a Gente" (João de Barro / Antônio Almeida, 1948) e "Conversa de Botequim" (Noel Rosa / Vadico, 1935), encerrando o lado A. xxx No lado B, duas mostras de Carolina compositora - o seu prefixo "Tudo Cabe num Beijo" e o recentíssimo "Curió Dengoso" (1988), ao lado de "Pedacinhos do Céu" (Waldir Azevedo, 1951), "Duas Contas" (Garoto, 1953) e "Ninguém me Ama" (Fernando Lobo / Antônio Maria). Standards internacionais que os dois sempre tocaram também entraram: "Three Little Words" (1930), "My Blue Heaven" (1927), "Douce France" (1946), "Vous Qui Passex Sans Me Vpir" (1936). xxx A Felicidade existe quando se ouve momentos musicais como estes!
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
02/06/1989

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