Login do usuário

Aramis

Ainda há tempo de ver <<Queimada>. no Bristol

Realmente, uma programação para todos os gostos: quem se queixa de que os filmes do novo cinema alemão só chegam em cópias 16mm, via Goethe Institut, e são projetados na Sala Arnaldo Fontana, tem oportunidade de assistir a << Coração de Cristal >> (Herz Aus Glas), que Werner Herzog rodou há 5 anos, com Josef Bierbichler na frente do elenco, baseado num livro de grande sucesso na Europa, de Herbert Achtenbursch. Distribuído pela Eurobrás, este filme de Horzog estará em exibição até domingo no Cinema 1, onde, na semana seguinte, está prometido outra de suas fitas: << Stroszeck >>, lançado há poucos dias em São Paulo. Aos fãs do cinema político, além de << Z >> ter se mantido - merecidamente - mais uma semana no Plaza, há ainda << Queimada >>, que Gilo Pontecorvo realizou há 11 anos e que continua atual. Como define Gianni Rondolino, no básico << Dizionário Bolaffi del Cinema Italiano >>, volume 1 (<< I Registi >>, 183 páginas, Giulio Bolaffi Editore, Turim, 1980), o cinema de Pontecorvo (Pisa, 19 de novembro de 1919) << sempre de inspiração neo-realista, atendo a realidade política e social, teve um momento grandiosos, como um grande painel histórico em << Queimada >>, onde colocou, com ludicidez e coragem os grandes temas do colonialismo e libertação nacional >>. Com Marlon Brando, Evaristo Marques e Renato Salvatori foi lançado no Brasil, mas na época a regressão era grande e bastou alguém falar de que o guerrilheiro havia elogiado o filme, para que << Queimada >>, a exemplo de outros filmes, tivesse suas cópias recolhidas. documentarista e roteirista., após ter sido jornalista e crítico cinematográfico, Gillo Pontecorvo tem uma pequena, mas importante filmografia: << A Grande Estrada Azul >> (1957) e << Kapo >> (1960), foram exibidos, quase que anonimamente, no antigo Ritz, na década de 60. Em compensação, seu << La bataglia di Algeri >>, 1966, sobre a guerra de libertação daquele pais, premiado em Cannes, nunca chegou ao Brasil, No ano passado, após 10 anos de paralisação. Pontecorvo voltou com outro filme político, << Ogro >>, desta vez abordando a luta política na Espanha contemporânea. Como estes 2 filmes dificilmente aqui chegarão., a recomendação e (re)ver << Queimada >>, que no Bristol, amanhã e domingo, terá 4 sessões. Na segunda-feira, 5, o Bristol deve relançar << Pretty Baby/Garota Bonita >>, de Louis Malles. A peça << A Gaiola das Loucas >> (La Cage Aux Folles) de Jean Poiret, foi um dos maiores sucessos comerciais na carreira do ator Jorge Dória, que a manteve em cartaz por mais de 3 anos no Brasil. Como um tema atual - um casal << gay >> a - a cómedia repetiu aqui o êxito obtido internacionalmente. Edouard Molinaro, 52 anos, 27 de cinema, um percurso da << Nouvelle Vague >> (estreando no longa-metragem antológico, << Perversidade Satânica >> (Le Dos au Mur), 58, com Jeanne Moreau, (em Curitiba, exibido no antigo cine Marabá, em 1960) e que com intelectualizado << Um Broto para o Verão >> (Une fille Por L`Eté, 60), mereceu elogios da crítica, ao transpor para o cinema << A Gaiola das Loucas >> o fez com tanto bom gosto e inteligência que além do sucesso de bilheteria, mereceu indicação ao Oscar como Melhor diretor, perdendo para Robert Benton, por << Kramer X Kramer >> (que continua no Astor, com casa lotada). No Rivoli, desde segunda-feira, << La Cage Aux Folles >> não está tendo o sucesso merecido, o que talvez o leve a ser substituído já na segunda-feira pela reprise de << O Campeão >> de Franco Zeffirelli. Afinal, se a Fama Filmes relança agora esta produção da CIC, a maior bilheteria de 79, a CIC também relança (Lido) << Romeu e Julieta >>, que o mesmo effirelli realizou há 11 anos, dando um belo tratamento plástico, embalado a romântica trilha sonora de Nino Rotta, da tragédia dos amantes de Verona, interpretado por Olivia Hussey e Leonare Whitting. Se << O Outro Lado da Meia-Noite >> fez de Sidney Sheldon um romancista milionário, mesmo antes de ser levado ao cinema, onde também rendeu milhões de dólares. Na mesma linha - sexo, intrigas internacionais, ambientes sofisticados etc. - << A Herdeira >> (Bloodline), de Terence Young, não só foi escrita por Sheldon, como também ele é um dos produtores. O elenco, grandiosos, começa com a sempre maravilhosa Audrey Hepburn, ao qual o tempo só tem tornada mais bela. Ao seu lado, Ben Gazarra, James Mason, Michelle Philips, Omar Sharif, Romy Schneider, Patrice Straight e Gert Frobe. A música é de Ennnio Morricone e o filme tem tudo para ganhar uma segunda-semana no Condor. Assim como << Kramer x Kramer >>, de Benton, 5 Oscars/80, faz com que o Astor funcione em 5 sessões com sua capacidade total, também << Emmanuelle, a verdadeira >>, de Just Jaeckin, com Sylvia Kristel, Alain Cuny e Marika Green, finalmente satisfaz a curiosidade de milhões de espectadores que ensaiavam conhecer este filme tão escandaloso no início dos anos 70, mas que agora já perdeu muito de seu impacto. De qualquer forma foi o primeiro da série de 3 << Emmanuelles >> que Sylvia Kristel interpretou - e das 11 outras imitações, cinco das quais já chegaram ao Brasil, para confundir o público. << Os 7 Gatinhos>., de Neville D`Almeida, erotismo na linha brasileira, com um bom elenco - Lima Duarte, Ary Fontoura, Cláudio Corrêa e castro, Sady Cabral - e belas mulheres - Ana Maria Magalhães, Cristina Aché, Regina Casé, Sura Berditchevsky, Sônia Dias, continuará no São João, onde já faturou mais de Cr$ 500 mil. No Avenida, até domingo, << Essas Deliciosas Mulheres >>, de Ary Fernandes pornochanchada, em segunda-semana. Segunda-feira estréia << A Vingança de Chico Mineiro >>, que Rubens Prado dirigiu em 1979, no Sudoeste do Paraná cuja estrela é uma moça de Cascavel, ex-rainha do Trigo do Paraná, Madalena Bittencourt. << Inspirado >> em canções sobre o boiadeiro Chico Mineiro, com Alex Prado (diretor de vários bangue-bangues tupiniquins) no papel central. << A Vingança de Chico Mineiro >> merece ser visto ao menos como curiosidade, pois mostra paisagens do Paraná. Caso << Z >> não surpreenda e permaneça mais uma semana no Plaza, o que seria justificável, ali estréia segunda-feira << Os Meninos do Brasil >>, de Franklin Schaffner, baseado no best-seller de Ira Levin e com ótimo elenco: Gregory Peck, Laurence Olivier, James Mason e Lili Palmer. Nas sessões da meia-noite, duas reprises indispensáveis << Toda Uma Vida >> (Tour Une Vie), 74, de Claude Leouch, com Marthe Keller à frente do elenco - de longe, o melhor filme do diretor de << Um Homem, Uma Mulher >>. Uma reprise sempre justificada. Amanhã, a filmagem da ópera << A Flauta Mágica >>, de Mozart, que Ingmar Bergman realizou há 5 anos. Com metragem acima da média e ser uma transposição fiel da encenação operística feita num teatro da capital sueca, o filme tem o estilo do mestre Bergman, o que o torna recomendável mesmo ao que não curtem a ópera, mas tem suficiente sensibilidade para entender uma obra-de-arte. FOTO LEGENDA 1- O romantismo que sempre rende: << Romeu e Julieta >>, versão Zifferelli, de volta no Cine Lido. FOTO LEGENDA 2- << A Gaiola das Loucas >>, da peça de Jean poiret, Edouard Molinaro fez um filme que lhe valeu a indicação ao Oscar de melhor diretor. No Cine Rívoli.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
1
03/05/1980
sempre quiz ver queimadas

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br