Até Tupi-Guarani no curso universitário
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de fevereiro de 1986
Nos anos 30, e mais especialmente, na década de 40, o chic era estudar francês. Não foi sem razão que quando a inesquecível madame Helena Garfunkel instalou na então provinciana Curitiba a Associação de Cultura Franco Brasileira, as aulas da "Aliança Francesa" tinham centenas de alunos. Terminada a II Guerra Mundial e com a invasão cultural americana, o inglês começou a interessar aos jovens - e o "Inter" - Centro Cultural Brasil Estados Unidos, na sua primeira sede no 5º andar do edifício Moreira Garcez, era o must em termos de sofisticação cultural. Estudar inglês com sotaque americano...
xxx
Os tempos mudaram e hoje cresce o número de jovens (e também pessoas de meia idade) que buscam cursos de línguas que ninguém imaginaria aprender fora do lar ou da comunidade específica: japonês, russo, ucraniano, polonês, grego, árabe e até tupi-guarani.
A experiência desenvolvida pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná, graças a lucidez de seu diretor, professor João Alfredo Dallacosta, vem sendo bem sucedida. Naturalmente, ainda com turmas pequenas, os cursos de línguas tidas como exóticas - mas que abrem ótimos campos profissionais a quem consegue aprendê-las - tem crescido. A taxa é mínima - apenas Cr$ 120 mil por ano, e só graças ao idealismo dos professores é que os cursos são realizados. Por exemplo, Philip Salhad e Laila Jandaih ensinam árabe; Mariano Kawka e Sofia Dymynski fazem os alunos mergulharem nos segredos do idioma polonês; Nadia Lewtchuk Kerecuk e Olga Kalko estão conseguindo fazer com que brasileiros aprendam ucraniano. Há cursos também de russo, japonês e tupi-guarani - este aliás, neste semestre, desativado.
Claro que há necessidade de entusiasmo e dedicação para mergulhar neste universo linguístico que oferece dificuldades. Mas há jovens entusiastas pela oportunidade de ampliarem seus conhecimentos através dos cursos oferecidos pela UFPR.
Enviar novo comentário