Berenice, a presença atuante no festival
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de abril de 1986
Mesmo sem obter qualquer premiação em Gramado, "A Classe Roceira", de Berenice Mendes, foi um dos curta-metragens mais discutidos durante o festival. A metragem excessiva desse documentário sobre o drama dos bóias-frias, rodado durante a Semana da Pátria, no ano passado, no Sudoeste do Estado, prejudicou a sua absorção - especialmente porque na mesma noite em que foi apresentado estava também concorrendo "A Espera", de Maurício Farias e Luiz Cardoso - bem acabado curta-metragem que, com um lobby bem estruturado a seu favor, ficou entre os três premiados (os outros dois foram "Ma Che Bambina", do paulista Cecílio Neto e "O dia em que Lourival encarou a guarda", dos gaúchos José Pedro Goulart e Jorge Furtado.
Berenice Mendes, sempre ao lado de sua produtora executiva, Lu Rufalco, teve uma presença atuante em todos os debates e reuniões realizados paralelamente ao festival. Em nome da seção do Paraná da Associação Brasileira de Documentários cobrou uma definição do Concine, através de seu presidente, o cineasta Gustavo Dahl, e com o crítico José Carlos Avellar, diretor de atividades culturais da Embrafilme, acertou a realização de um encontro nacional de documentaristas em Curitiba, no final de maio. Será um encontro importante, para a discussão de questões relacionadas ao mercado dos curtas e médias-metragens, que há mais de um ano deixaram de ser exibidos nos cinemas. Com isto, criou-se uma situação surrealista: enquanto excelentes filmes são produzidos e premiados em festivais nacionais (e até internacionais), o público não tem acesso aos curtas e médias-metragens, condenados a uma barreira de silêncio, marginalizados apenas em sessões especiais. Dos 13 curtas e médias que disputaram os Kikitos em Gramado, neste ano, nenhum tem qualquer marcação para ser exibido nos circuitos comerciais - o que torna indispensável uma ação firme de seus realizadores para a reabertura de espaços a estes filmes importantes, criativos e reveladores de aspectos da arte e realidade brasileira.
LEGENDA FOTO - Mesmo sem ter sido premiado, "A Classe Roceira", da curitibana Berenice Mendes, foi muito discutido durante o Festival de Gramado.
Enviar novo comentário