Carta de Cascavel pede maior espaço para MPB
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de agosto de 1989
Um documento de três laudas, assinado por 40 dos participantes do XVII Fercapo - entre compositores, intérpretes, jornalistas, animadores culturais, etc. - resultou em quase três horas de um salutar debate organizado por Cláudio Ribeiro, diretor da divisão de Música Popular da Secretaria da Cultura - com apoio, naturalmente, do secretário municipal de Cultura, de Cascavel, Luís Ernesto Pereira e a diretoria do Tuiuti E.C. Aquilo que não foi possível fazer há dois anos, justamente pela falta de interesse dos concorrentes no festival, na manhã de sábado, 29 se tornou realidade: uma ampla troca de idéias sobre a situação da música popular, a validade dos festivais e um posicionamento político-ideológico-cultural em torno deste segmento de nossa vida cultural.
À margem da elaboração do documento - chamado "Carta de Cascavel" - surgiu a feliz idéia de formalizar um encontro de animadores / coordenadores dos festivais de MPB que são realizados em todo o país.
A "Carta de Cascavel" é extensa - o que impossibilita sua transcrição na íntegra em nosso espaço, mas toca em alguns pontos que já constaram de inúmeros outros documentos (igualmente elaborados em eventos ligados a MPB), mas que sempre devem ser provocados. Como, por exemplo, a necessidade das emissoras de rádio não só darem maior espaço à música brasileira mas, especificamente, divulgarem as produções regionais - como sejam os discos dos festivais, muitas vezes ignorados por colonizados disc-jockeys e programadores que os desprezam em favor do lixo pop internacional.
Também um maior espaço na televisão é reivindicado neste documento que se preocupou em chamar atenção das autoridades municipais para que "nos projetos arquitetônicos dos futuros ginásios de esportes, a serem construídos em cidades que não dispõem de teatros e auditórios de grande capacidade, prevejam uma boa acústica para que nos mesmos possam serem realizadas promoções musicais com boa qualidade sonora".
Enviar novo comentário