Censura livre, atenção especial
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de julho de 1980
Na enxurrada de filmes de censura livre, despejadas nas telas da cidade neste mês de férias. << O Corcel Negro >> (cine Rivoli, desde ontem em exibição) merece atenção especial: a novela de Walter Faley, << The Black Stallion >>, escrita em 1941, quando seu autor fazia ainda o curso secundário, é há quase 40 anos um << best seller >>, com 8 milhões de exemplares vendidos. O produtor-diretor Francis Coppola, ao comprar seus direitos para o cinema, confiou a direção a um jovem cineasta em que deposita as maiores esperanças: Caroll Ballard. E os elogios que o filme vem recebendo - 3 indicações ao Oscars (e conquistando o de melhor edição musical) confirmam que o realizador de << Apocalypse >> parece ter razão. O filme conta a relação de um garoto e um magnífico cavalo árabe negro, únicos sobreviventes de um naufrágio. Os 2 ficam amigos e passam juntos uma aventura de sobrevivência e confiança mútua.
Até que um treinador descobre que o animal é um dos mais velozes do mundo, propondo treiná-lo para o papel-título, os produtores escolheram << Cass Olé >>, do Haras San Antonio Arabaians, um belíssimo cavalo negro, bem de acordo com o que descreve Farley no livro. E Mickey Rooney, ator desde a infância, hoje quase sexagenário, pela interpretação do treinador, foi indicado ao Oscars de melhor coadjuvante. Além dos elogios a montagem e dição sonora, a fotografia de Valeb Desohanel também tem válido entusiasmo dos críticos. Vale a pena levar as crianças para assistir este << Corcel Negro >>,
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