César, o prêmio aos melhores da França
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de junho de 1980
a festa do Oscars é a mais noticiada em todo o mundo. Afinal, a promoção cinqüentenária da academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já tem hoje um << merchandising >> que a faz significar muito em termos de bilheteria para os filmes indicados. Mas existem outras premiações importantes - tanto ou mais do que a estatueta dourada que em cada abril é entregue na festa que se realiza no Pavilhão Dorothy Chandler, em Los Angeles. Uma delas é o << Cesar >>, criado em 1975 na França par premiar os melhores atores e técnicos do cinema. Este ano, os vencedores tiveram seus nomes destacados em pequenas notas, mas ninguém chamou a atenção de que << Tess >>, escolhido melhor filme estrangeiro e que também valeu a Roman Polanksi o prêmio de melhor diretor, é baseado no romance de Thomas, é baseado no romance de Thomas Hardy, que cita inclusive o Paraná - onde um personagem acaba vindo participar de uma tentativa de colonização inglesa. Hardy citou o Paraná e o Brasil, porque na época que fez o livro - final so século passado - Bigg-Wither, engenheiro e escritor inglês, havia publicado um livro sobre o Sul do Brasil - obra lançada em português há apenas alguns anos, graças ao empenho do professor Temístocles Linhares. Já nos referimos várias vezes a este aspectos, até hoje não mencionado nos amplos noticiários publicados a respeito do filme, que revela inclusive uma nova atriz - Natasha Kinski, filha de Klaus Kinski.
***
Mas quem foram os outros premiados com o << Cesar >> em 80? Para os que se interessam aqui vai a lista completa, divulgada pela Unifrance, em seu excelente boletim: ator - Claude Brasseur (<< La Guerre des Policies >>), atriz - Miou-Miou (<< La Bérobate >>0, ator coadjuvante - Jean Bouise (<< Coup de Tête >>), atriz coadjuvante - Nicole Garcia (<< La Cavaleur >>), filme estrangeiro: << Manhattan >> de Woody Allen; roteiro: Bertrand Blier (<< Buffet Froid >>); fotografia: Ghislain Cloquet (<< - Tess >>. Observação: Cloquet morreu durante as filmagens); música: Georges DeLeRue (<< L`Amour en Fiute >>); som: Pierre Gamet (<< Clair De Femme >>); cenários: Alexandre Trauner (<< Dio Giovanni >>)l montagem: Reginald Beck (<< Don Giovanni >>); curta-metragem: documentário: - << Petit Pierre >> (documentário). << Clloque De Chiens >> (ficção >> e a animação: << demain, La Petite Sera En Retard a L`Escole >>; Cesar honorários: Louis de Funés, Kirk Douglas e Pierre Braunberger.
***
Mas a novidade do Cesar deste ano foi que os 1.800 profissionais que indicam as várias categorias. foram solicitados a escolher também as dez músicas francesas de filmes. De uma lista de 88 músicas compostas para filmes realizados de 1930 a 1979, foram selecionadas as dez seguintes. Quase todas conhecidas, e que reunidas dariam um excelente elepê: << Les Feunilles Mortes >>, de Jacques Prévert/Kosma, do filme << As Portas da Noite >> (Les Portes de La Nuit >>, 46, de Marcel Carné); << Je Chant >>, de Charles Trent, do filme do mesmo nome; << Les Parapluies De Cherbourg >>, de Michel Legrand, de << Os Guarda-Chuvas do Amor >> (1964, de Jacques Demy); << Un Homme et Une Femme >>, de Francis Lai, de << Um Homem e Uma Mulher >>, 1967, de Claude Lelouch; << Sous Les Toits De Paris >>, de Raoul Moretti de << Sob os Tetos de Paris >>, 1930, de René Clair, << La Chanson de Lara >>, de Maurice Jarre, de << Dr. Jivago >>, 65, de David Lean; << La Complainte De La Butte >>, de Georges Van Parys, de << French-Can-Can >>, 54, de Jean Renoir; Un Jour, Tu Verras >>, de Georges Van Parys, do filme << segredos de Alcova >> ; << Parlez-Moi D`Amour >>, de Jean Renoir e << Les Anfants Qui S`Aiment >>, de Prever e Kosma, de << As Portas da Noite >> - que assim teve duas de suas músicas incluídas neste << referendum >>.
Tags:
- Bertrand Blier
- Ciências Cinematográficas de Hollywood
- Claude Lelouch
- Coup de Tete
- David Lean
- Don Giovanni
- Francis Lai
- Georges DeLeRue
- Jacques Demy
- Jean Renoir
- Kirk Douglas
- Klaus Kinski
- La Guerre
- Les Parapluies de Cherbourg
- Marcel Carné
- Maurice Jarre
- Michel Legrand
- Os Guarda-Chuvas do Amor
- Pavilhão Dorothy Chandler
- Pierre Braunberger
- René Clair
- Sul do Brasil
- Temístocles Linhares
- Thomas Hardy
- Um Homem
- Uma Mulher
- Un Homme
- Une Femme
- Wood Allen
Enviar novo comentário