Criatividade nos envelopes
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de dezembro de 1977
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand está lançando um concurso bem interessante para os artistas que desejam verificar até que ponto sua criatividade pode alcançar realmente uma determinada finalidade. Até que ponto são comunicativos e satisfazem o público mais diversificado, atingindo inclusive o de outros países.
O concurso é para envelopes "do primeiro dia de emissão" e a interpretação e realização do artista é pessoal, contanto que evoque o tema da emissão da Administração Postal das Nações Unidas em Genebra, a que se refere. Esses envelopes serão vendidos na Europa e Estados Unidos e isso exigirá que o artista realize um trabalho de modo polivalente considerando o ponto de vista artístico, o de emissão de idéias, bem como o ponto de vista comercial. O Museu oferece todos os textos explicativos necessários, inclusive os vencedores dos concurso "primeiro dia" anteriores.
O número de maquetas, propostas, é ilimitado, mas todos devem conter o emblema das Nações Unidas e os dizeres: "First Day of Issue Official Gebeva Cachet", bem como o título da emissão. A disposição desses dizeres, o tipo e tamanho dos caracteres podem ser decididos pelos artistas, mas o motivo e os dizeres devem combinar harmoniosamente. A ilustração do envelope cobre o seu terço esquerdo, medindo aproximadamente 8,5 cm de largura. Os desenhos devem estar na escala dessas dimensões, sem exceder o aumento triplo na linha (25,5 cm x 16,5cm).
Os desenhos submetidos a julgamento, embora apresentando cuidadosa elaboração, não devem ser as maquetas definitivas. A definição escolhida, deverá o artista ao realizá-la levar em conta, se for o caso, as modificações determinadas pelo Júri. O primeiro prêmio será de mil francos suíços, o segundo de 300 e o terceiro prêmio de 100 francos suíços. Mais informações podem ser obtidas na sede do Museu de Arte de São Paulo, Avenida Paulista, 1578.
Enviar novo comentário