Concurso literário infanto-juvenil
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de abril de 1979
Mais uma promoção embalada pelo Ano Internacional da Criança: o Círculo do Livro S/A está lançando o seu Iº. Concurso Literário Infanto-Juvenil, com tema livre, para jovens escritores de seis a dezesseis anos, que estejam cursando o primeiro grau.
O diretor adjunto do Círculo do Livro, Celso Pavain de Miranda, explica que "nosso objetivo é incentivar a criatividade infanto-juvenil e, quem sabe, revelar os grandes escritores de amanha. Pela primeira vez, a criança escreve para a criança ler".
Além de outros prêmios, os trabalhos selecionados serão reunidos em edição do Círculo do Livro, com prefácio de Jorge Amado e ilustrações de artista plásticos brasileiros.
REGULAMENTO
1) Podem participar crianças e jovens estudantes do primeiro grau dividindo em duas faixas de idade:
1) de 7 a 11 anos (1a . a 4a . série ) e
2) de 12 a 16 anos (5a . a 8a . série ).
2) O tema é livre. A forma ou o gênero literário também. O trabalho pode ser escrito em verso ou em prosa. E vale conto, crônica, poema etc. A extensão do trabalho deve ser, no mínimo, de duas páginas e, no máximo, de 10 páginas datilografadas em 3 vias, papel tamanho oficio (um só lado das folhas), com duplo espaço entre as linhas.
3) O prazo para entrega dos trabalhos se encerra no dia 30 de junho de 1979. Todo trabalho deve ser enviado pelo correio para "I Concurso Literário Infanto-Juvenil do Círculo do Livro - caixa postal 7413 - São Paulo". Dentro do envelope precisa ser enviado também uma folha com o título do trabalho, nome completo do concorrente, sua idade, nome dos pais, endereço completo, nome da escola onde estuda e nome do professor(a) que orientou o trabalho.
OS PRÊMIOS
Um juri selecionado de educadores, críticos e especialístas em literatura infanto-juvenil vai julgar os trabalhos e escolher os dez melhores em cada faixa de idade, num total de 20 vencedores.
Todos os 20 classificados vão ganhar, cada um, uma bicicleta da marca Peugeot e um conjunto Kodak instamátic, com máquina fotográfica Xereta com flash e filme. Os dois primeiros colocados - um em cada faixa de idade - ganharão ainda uma viagem de avião pela Transbrasil, a uma capital brasileira, à escolha do vencedor, com estada de 3 dias paga pelo Círculo, com direito a um acompanhante. O professor ou a professora cujo nome foi indicado junto com o trabalho ganhará uma viagem igual.
Os 20 trabalhos classificados serão editados num bonito livro ilustrado a ser lançado pelo Círculo em outubro de 1979, com prefácio de Jorge Amado. O pagamento de direitos autorais será reatado entre os autores publicados. Os prêmios serão entregues no início do mês do outubro, numa festa a ser realizada em São Paulo ou no Rio. Nessa solenidade, os vencedores assinarão o contrato de direitos autorais, recebendo também os primeiros exemplares do livro que reunirá os trabalhos. Participe você também. Comece já a escrever.
Enviar novo comentário