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Aramis

Em todas as rotações

1- Um gênero a espera de uma pesquisa de profundidade é da música religiosa no Brasil. Já é imensa a discografia da fé , com hinos, cantos, trovas e até sinfonias religiosas - de várias seitas e estilos. Dentro da música de Umbanda, em especial, somam-se mais de mil registros, a maioria comercializada por etiquetas que atuam restritas as tendas, ervanários e lojas especializadas. Mas como o mercado e promissor, também gravadoras profissionais vão despertando suas atenções ao gênero, com produções inclusive de profissionais da MPB que atinjam esta faixa de consumidores. É o que acontece em "Canto de Fé", (Sigla/Som Livre, 409.6021, dezembro/77), onde Arnaldo Schreider reuniu fonogramas de artistas de 5 gravadoras, com músicas de fundo religioso - umbandista: Ruy Maurity ("Quinzumba de Rei" e "Xangô, O Vencedor"), Chico Batera ("Oxossi"). Chocolate da Bahia ("São Jorge Guerreiro"), Angela Maria ("Moça Bonita"), Os Timcoãs ("Promessa ao Gantois") , Toquinho e Vinícius ("Meu Pai Oxalá"), Zé Maria ("Canto de Fé"), Aparecida ("Tributo às Almas") , Elza Soares ("Rainha dos Sete Mares"), Sosó da Bahia ("A Deusa Das Águas"), Zé Maria ("Pena Verde"). 2 - Outros álbuns - antologia montados pelo Som Livre, destinados a um mercantilização rápida. "Recordando"- O Melhor da MPB (403.6086), produzido em 1976, foi reeditado e com bastante promoção está, merecidamente, vendendo bem. Afinal reúne 14 faixas inesquecíveis, requisitadas e diferentes fábricas. Só a Sigla, com o seu poderiodo promocional, teria condições de fazer um lp, com registros originais como este. Basta relacionar as músicas: "Chega de Saudade" (João Gilberto), "eu Preciso Aprender a Ser Só" (Marcos Valle), "Pra Machucar Meu Coração" Elizeth Cardoso) "Alguém Como TU" (Dick Farney), "Primavera" (Tim Maia), "Máscara Negra" (Zé Keti), "A Noite do Meu Bem" (Dolores Duran), Maria Creuza/ Toquinho & Vinícius ("Eu Sei Que Te Amar"), Chico Buarque ("Ole Olá"), Taiguara ("Hoje"), Doria Monteiro ("Mocinho Bonito"), Agostinho dos Santos ("Manhã de Carnaval"), Paulinho da Viola ("Foi um Rio que Passou em Minha Vida") e Tito Madi ("Menina Moça"). 3 - Em outra faixa, para os jovens, "Disco 78" (404.7098), traz o som das discotheques da vida, com gente como Verônica Unlimited "(What Kind Of Dance Is This"), Abba ("Knowing Me, Knowing You"), Tina Charles ("Rendez Vous"), Giorgio ("From Here To Eternity") , e "Star Wars Theme", com The John Blackinsell Orchestra, para só citar alguns exemplos. 4 - Waldirene é uma cântaro loira, simpática, que ainda não teve o seu lugar ao sol no palco musical. Vem gravando já há algum tempo mais ainda não aconteceu. Sua última tentativa (Tapecar, SS. 035), mostra uma evolução sobre trabalhos anteriores, procurando músicas de compositores como Hermes Aquino ("Multa e Guincho", Dora Lopes ("Tema de Um Branco, Paz"), Aloísio ("A Qualquer Preço"), ao lado de músicas próprias ("O Amoe de Nós Dois"), Pode ser ouvida, com boa vontade - e esperanças. 5 - Nilsson, um cantor compositor americano já com um razoável público no Brasil, em novo lp na praça, com um título - trocadilho (Knnilsssonn", RCA, 104.4094), bem oportuno. Exclusivamente músicas próprias, como sempre acontece em suas gravações: "All I Think About Is You", "I Never Thought I`D Ged This Lonely", "Who Done It?", "Lean On Me", "Goin`Down", "Old Bones", etc. 6 - Três grupos vocais, americanos, com muito balanço bastante comunicação em novos discos: Haroldo Melvin & The Blue Notes ("Now Is The Time", ABC/Phonodisc, 6-26-404-095), com faixas fortes como "Where`s The Concern For The People" e "Try To Live A Day", The Temptations, quinteto dos mais vigorosos, formado por Otis Willians Melvin Franklim. Richard Street Glenn Leonard e Louis Price ("Hear To Tempt You", Atlantic Records/WEA, 30.045) e The Trammps "III", Atlantic/Wea), The Trammps é formado por Earl Young Harold Wade, Sta Ley Wade. Robert Upchurch e Jimmy Ellis. Os três grupos vocais, embora conservando individualidade, possuem pontos em comuns e, ouvidos em seqüência, confundem mesmo ouvidos profissionalmente experimentados. 7 - Domingo passado falamos nos discos de carnaval e não deu tempo de mencionar "Carnaval Collection"( Continental. 1-07-405-130), que um grupo intitulado "Superband", segue o mesmo esquema de outras produções comerciais: duas dúzias de sucessos do passado, em arranjos quase ao estilo Discotheque, a partir do título. Falando em Continental, a gravadora paulista também entrou no esquema de discos "Theque Mix Version", com uma única música ocupando todo o lado de um elepe, sulcos separados, e oferecendo excelente qualidade de reprodução. Ideal para o som discotheque, esta nova jogada comercial começa a funcionar no Brasil. Com o grupo "Rockets", a Surf Records, temos "Space Rock" e "Don`t Be Sade". Bom para testar aparelhagem de som! 8 - Waldo De Los Rios, maestro e arranjador nascido na Argentina mas radicado na Espanha que se tornou famoso por arranjos dilutivos de temas clássicos, e que se suicidou há alguns meses, tem um elepe postumo colocado na praça: "Corales" (Hispa Vox/Continental, 3-13-405-045, janeiro/78). Sétimo elepe de Waldo De Los Rios , regendo coral e orquestra que chega ao Brasil, como os anteriores utiliza temas eruditos para, numa linguagem popular, atingir uma nova faixa de público. Aqui estão temas de Webwe ("Der Freischutz"). Haendel ("Judas Macabeo"), Carl Orff ("Carmina Burana"), Magler ("Quinta Sinfonia"). Verdi ("El Trovador"), Wagner ("Lohengrin"), Bach ("último coral da "Paixão Segundo São Mateus") e Haendel ("Mesias"), num trabalho digno e interessante com a orquestra Manuel de Falha e corais. Um disco que adquire, com a morte de Waldo De Los Rios, um sentido documental. FOTO LEGENDA- Borelly
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
05/03/1978

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