Melhores de 1986 segundo Raffaelli
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1987
A lista dos melhores discos de jazz editados em 1986 que o expert José Domingos Raffaelli (crítico do "Jornal do Brasil", co-produtor de "Arte Final: Jazz", rádio JB) preparou para o referendum de O Estado chegou incompleta; sem as indicações dos melhores discos instrumentais de músicos brasileiros. Assim, complementamos hoje a listagem de Raffaelli, que por sua competência e conhecimento da área, merece ter sua opinião divulgada.
Raffaelli começou indicando dois elepês editados por uma nova etiqueta de São Paulo, a Visom, que, infelizmente, não tem distribuição no Paraná: os elepês "Mergulho" e "Esperança" com os músicos George Clark e Idriss Boudrioua, respectivamente - estrangeiros mas radicados no Brasil. Em seguida, o belíssimo lp "Jazz Brasil" que o pianista João Carlos Assis Brasil - irmão-gêmeo do inesquecível saxofonista Victor Assis Brasil (Rio de Janeiro, 28/8/1945-14/4/1981) gravou para a Kuarup, com a participação especial do pianista Wagner Tiso. Francisco Mário, violonista e compositor, com seu emocionante "Retratos" (Libertas/Independente) aparece a seguir.
Reeditando um disco que o pianista Dom Salvador (Salvador da Silva Filho, Rio Claro, SP, 12/9/1938) gravou na hoje extinta etiqueta Mocambo (do Recife), a imagem do bravo Jonas Silva, também mereceu destaque. Aliás, a mesma etiqueta lançou o novo lp de Gilson Peranzzetta ("Paisagem Brasileira") e promete, para este início de ano, reedições de dois históricos álbuns de Johnny Alf (Alfredo José da Silva, RJ, 19/5/1929) e Claudete Soares (Rio de Janeiro, 31/10/1937), também gravados na antiga Mocambo, quando a etiqueta da família Rozemblit tinha uma atuante produção artística.
Voltando à lista de Raffaelli: ela é completada com o lp "Foqueira Três/Bossa Nova - Le Rond Point" (Fama CID) - infelizmente inexistente nas lojas de discos de Curitiba - e os lps de Rique Pantoja (Elektra Musician/WEA) e do clarinetista Paulo Moura ("Gafieira, Etc. e Tal", Kuarup).
Enviar novo comentário