Nico Rezende em seu primeiro disco-solo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de junho de 1987
Ao lado de lançamentos maciços do pop internacional, a WEA tem também trazido surpresas em termos de instrumentistas brasileiros. Ainda agora apresenta um álbum duplo com o virtuose violonista André Girassai, do trio D'Alma, acompanhante habitual de Egberto Gismonti em suas andanças - e que produziu, inclusive, seu primeiro lp-solo, pela Carmo (hoje desativada, infelizmente).
Mas enquanto o disco de Girassai não chega, é um prazer ouvir Nico Rezende, 26 anos, paulista, que faz um disco moderno e comunicativo, colocando várias influências.
Nico aos 5 anos já estudava violão e aos 16 passou para o piano. Aos 18 anos, um amigo o levou a trabalhar em estúdios, na composição e gravação de jingles e trilhas sonoras para comerciais de televisão e rádio. Criou e arranjou mais de 500 trabalhos onde, ele mesmo diz, aprendeu os truques e segredos de um estúdio de gravação, bem como a arte de arranjar.
Foi para o Rio em 1982 a convite de Ritchie, na época do estouro de "Menina Veneno". Conheceu Marina, com quem trabalhou como arranjador nos elepês "Fullgás" e "Todas". Fez também arranjos para discos de Kiko Zambianchi, Dalto, Vinícius Cantuária, Dulce Quental, Lulu Santos, Erasmo, Beto Guedes e até Erasmo Carlos. Paralelamente, muitos shows - primeiro com Ritchie (1982/83), depois com Lulu Santos (86/87). Com tanto trabalho, sua carreira solo demorou, mas duas canções de sua autoria apareceram em 86: "Perigo"(parceria com Paulinho Lima), na voz de Zizi Possi e "Transas", também parceria com Paulinho, na voz de Ritchie.
Agora, Nico Rezende fez um elepê, com um repertório que traz parcerias com Jorge Salomão ("Pseudo-Blues"), Marina-Cícero ("Por Querer"), Ronaldo Santos ("Guerra e Paz", "Doces Tolices", "Fora da Lei"), Paulinho Lima ("Bicho Papão", "Esquece e Vem", "Perigo") e até Fausto Nilo ("Sonho de Mulheres").
Em cada faixa, Nico usou poucos instrumentistas - muitas vezes desdobrando-se sozinho nos teclados, violão e voz como "Bicho Papão", usando só viola/voz ("Todas"), ou convocando Marcelo Costa (baixo), Leo Gandelman (sax) e Arthur Maia (baixo elétrico) em "Sonhos de Mulheres", ou tendo até a participação especial de Cazuza em "Fora da Lei".
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