O evento para a arte de comer (muito) bem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de setembro de 1990
Mário Ivan Koch é daquelas pessoas apaixonadas pelos bons pratos. Se ao longo de seus 48 anos tem exercido diferentes funções - de ordem administrativa e técnica (inclusive como um expert em questões legais ligadas a criminalistica o que sempre o entusiasmou foi preparar pratos requintados, estudar a etiqueta "que não pode ser esquecida quando se fala em finos manjares" e procurar adaptar a realidade terceiro-mundista aquilo que encanta gourmetes europeus, especialmente os franceses.
Tanta paixão pelas receitas, sabores, temperos e matérias-primas de finos pratos o levaria a, espírito prático, criar uma empresa especializada na área, a Pro-Tour, que há quatro anos realizou um pioneiro Certame Paranaense de Gastronomia.
Aberto a todos os interessados - profissionais ou amadores, mas com maior prestigiamento destes ("os profissionais temem um confronto, numa política boba já que poderiam sair consagrados" lamenta Ivan), a disputa gastronômica vem crescendo de ano para ano. Tanto é que, com apoio de outro apaixonado pela arte de comer bem, o professor e mestre cuca Werner Reichen Filho, e amparado numa estrutura comercial montada pelo empresário Carlos Alberto Kleiner ("Babylândia"), o IV Certame Paranaense de Gastronomia será acompanhado da I Mostra Sul Brasileira de Alimentação (20 a 22 de novembro de 1990), ocupando vários espaços do Inter Palace (Rua XV de Novembro, 950).
Num barreado de confraternização com jornalistas, Ivan e Werner mostraram detalhes de como se desenvolverá a programação, a começar pelo concurso aberto de culinária para profissionais e amadores divididos em grupos (carnes, aves, peixes, frutos do mar, cereais e massas, vegetais etc). Haverá também julgamento de produtos (queijos, pães, patês, licores, temperos etc), jantares reunindo fornecedores de produtos e proprietários de restaurantes, palestras, degustações e sorteios.
A comilança requintada não será privilégio dos felizes integrantes dos júris especializados. Ao contrário; por um módico ingresso os que forem ao Inter-Palace durante o evento poderão experimentar os pratos que desejarem e ainda participarão de promoções que ali estarão acontecendo. A renda total da bilheteria reverterá em favor das obras da Secretaria Municipal do Menor, numa decisão que Carlos Alberto Kleiner transmitiu a secretária Fany Lerner e que a deixou extremamente feliz. Um exemplo de como um evento comercial pode se unir ao social.
xxx
Além de Ivan Koch, com sua Pro-Tour, surge outra empresa de promoções e realizações de eventos gastronômicos: a Savoir Faire, do professor, gastrônomo e especialista em heráldica Werner Reichen Filho. Unindo a teoria à prática, Reichen Filho começará assumindo o restaurante do Hotel Tibagi (Rua Carlos de Carvalho), até hoje praticamente desativado e também prestando assessoria privada, "para degustação de pratos especiais, preparados sob encomenda expressa". Garante Werner, amparado na experiência de quase 30 anos de pesquisas culinárias, que "a abrangência dos cardápios elaborados vai desde pratos regionais e típicos a sofisticados e famosos representantes da cozinha internacional". ... et Savoir Faire reúne Werner, sua esposa Rita de Cássia, mais alguns amigos(as) - Bernadete Vítola de Souza, Manoel de Oliveira Telles e Ingrid Vanessa de Souza Reichen, que, por telefone (234-4929/272-1634/223-3004) darão maiores detalhes aos interessados.
Enviar novo comentário