Login do usuário

Aramis

Pistoleiros ao Entardecer

"Os Últimos Durões" (Condor, ainda hoje em 5 sessões; disponível também em cópias piratas em algumas locadoras de vídeo) é o exemplo do filme que mistura seriedade (disfarçada) com um humor nostálgico. A impressão que o espectador tem é de que lá pela metade das filmagens os astros-produtores (Burt Lancaster / Kirk Douglas) vendo os copiões, sentiram que caminhavam para um lado quase social e exigiram do diretor, o jovem e ainda pouco conhecido Jeff Kanew, que colocasse mais humor e ação. O resultado é a seqüência do roubo do trem, com toques de pastelão e que resulta numa quebra na forma inteligente com que os roteiristas James Orr e Jim Cruichskhan vinham desenvolvendo os personagens. Afinal, pelo menos nos primeiros 40 minutos, por mais humor que exista, não deixa de ser profundamente social e tocante o desajustamento de dois septuagenários ex-prisioneiros, em suas tentativas de reajustamento na sociedade. Além da discriminação sofrida, humilhações, também o drama da velhice, colocada com uma visão de crueldade em vários momentos. Nesta parte, "Tough Gays" poderia caminhar para ser um filme com toques de denúncia, pois mesmo numa sociedade desenvolvida como a americana, a reintegração dos ex-presidiários torna-se difícil e leva-os a voltarem ao crime. Mas Kirk e Burt, amigos há quase 50 anos, que juntos desenvolveram uma carreira cinematográfica das mais brilhantes, não pretendiam ao decidirem voltar a trabalhar juntos fazer um filme de tese. Ao contrário, semi-aposentados, acharam apenas que poderiam fazer uma comédia leve, agradável, sem maiores preocupações - a começar pela própria presença física, sem a necessidade de esconder a idade: Kirk Douglas (na verdade Issur Dantelovitch), filho de refugiados russos, nascido em Amsterdã, 71 anos a serem completados no dia 9 de dezembro e Burt Lancaster, nova-iorquino, 74 anos, a serem comemorados em 2 de novembro. Ao longo de quatro décadas de cinema, aparecendo em dezenas de filmes - muitos dos quais entre os melhores do cinema americano, contratados no início da carreira pelo produtor Hall B. Wallis (1898-1975), da Paramount, Kirk e Burt sempre encarnaram os heróis viris, os machões sem máculas, enfrentando os inimigos e sempre com bom caratismo - o que era compensado pelos "happy ends" da época, em que os filmes tinham que terminar bem. Por seis vezes, Kirk e Burt contracenaram em filmes importantes. Unidos ou antagônicos em seus personagens, marcaram obras que, nestes últimos 40 anos, abordaram temáticas diferentes. Em 1947, foram reunidos pela primeira vez pelo produtor Wallis em "Estranha Fascinação", de Byron Haskim (era o quarto filme de ambos), adaptado da peça "Beggars Are Coming To Town", de Theodore Reeves, cuja história era também sobre um ex-sentenciado que, após cumprir 14 anos de sentença, busca seu ex-parceiro de crimes. Como se vê, a partir deste próprio início de carreira, o roteiro de "Tough Gays" é um flash-back nostálgico dos hoje septuagenários Burt e Kirk. Só dez anos depois, Burt e Kirk voltariam a se encontrar defronte as câmeras, num western classe A (que revisto recentemente, na televisão, mostrou-se manter-se em forma): "Sem Lei e sem Alma", no qual Burt é o "U. S. Marshall" Wyatt Earp (1848-1929), que teve ajuda de seu amigo, o ex-dentista, jogador e alcoólatra "Doc Hollyday" (magnífica atuação de Kirk Douglas), para, no amanhecer de 26 de outubro de 1881, no O. K. Corral, em Tombstone, enfrentar os irmãos Clanton, num dos mais famosos duelos do Oeste americano. Em "O Discípulo do Diabo", que o inglês Guy Hamilton dirigiu em 1959, com base na peça de George Bernard Shaw, Kirk e Burt não foram apenas atores: como neste "Tough Gays", já eram coprodutores do filme. Juntos, voltariam a fazer "A Lista de Adrian Messenger", um policial sofisticado de John Huston, em 1963 e, como inimigos políticos, medirem forças em "Sete Dias em Maio", 1964, ficção política de John Frankenheimer, do romance de Fletcher Knebel e Charles W. Bailey, na qual um general (Burt) comanda um golpe militar para destituir o presidente dos EUA (Frederic March, numa de suas últimas atuações), mas tendo a intriga descoberta pelo coronel Martin Casey (Kirk Douglas). Dois astros que, de certa forma, formam um grande parte da história do cinema americano, naturalmente que uma comédia como "Os Últimos Durões" teria que fazer referências a carreira de ambos. Assim, há uma citação de "Sem Lei e sem Alma", enquanto que, mais especificamente, é lembrado o filme no qual Burt Lancaster interpretou um sentenciado que se tornou o mais famoso ornitólogo americano ("O Homem de Alcatraz" / The Birdman, 1962, de Frankenheimer). Ao espectador atento, outras citações indiretas podem ser aproximadas, como o ambiente da delegacia de polícia - referência a "Chaga de Fogo" / Detective Story, 1951), que William Wyller realizou a partir da peça de Sidney Kingsley. xxx O outono dos dois grandes ladrões de bancos e que foram os últimos a assaltar um trem, em 1955, tem os toques nostálgicos que também nos remetem a outro filme sobre o envelhecimento dos velhos heróis (ou anti-heróis), como Sam Peckinpah fez em seu início de carreira, ao reunir os já envelhecidos, Randolph Scott (1903-1987) e Joel McCrez, 83 anos, em "Pistoleiros ao Entardecer" (Ride The High Country, 1962). Assim, "Os Últimos Durões" é um filme de lembranças e toques nostálgicos, aos quais se acrescenta a própria presença de Alexis Smith (Gladys Smith), 66 anos, que ao lado de Burt compõe uma das mais melancólicas cenas: os dois dançando num vazio "night club" ao qual um octogenário crooner canta "Because Of You". Muitos podem ver "Tough Gays" como uma simples comédia. Mas para quem tem mais de 40 anos, o filme é extremamente melancólico e nostálgico.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
17
08/07/1987

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br