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Só o <<ET>> derrotou Trapalhões na tela

Com sua tradicional organização e idealismo, Francisco Alves dos Santos organizou uma intensa programação para o Cine Morgenal, nesta semana, relacionada ao cinema brasileiro. São documentários, filmes de ficção, curtas e longas-metragens, que procuram mostrar as várias fases desta indústria-arte no Brasil. Pena que a programação tenha sido intensamente concentrada, com diferentes opções a partir das 14 horas no cine Morgenau (e a pré-estréia de << Parayba Mulher Macho >> no dia 8, sábado, às 21 horas, no cine São João) - tornando difícil para quem trabalha ou/e estuda, assistir sequer 30% o que está sendo apresentado. Teria sido muito mais simpático que a programação fosse distribuída ao longo de 30 dias, com sessões alternativas, proporcionando que maior número de espectadores tivesse acesso aos eventos. Afinal, a promoção deve interessar basicamente aos estudantes - estes têm compromissos: aulas, provas, trabalhos pessoais etc., não podendo permanecer, diariamente, das 14 às 23 horas, assistindo filmes e mais filmes. De qualquer forma, Francisco Alves dos Santos, em tão boa ora escolhido para dirigir a área de cinema da Fundação Cultural de Curitiba, mostrou sua competência ao conseguir uma programação tão ampla e diversificada. xxx Na segunda passada, a Embrafilme distribui um release que justifica sua divulgação: o crescimento do público nos filmes brasileiros apesar da maioria dos lançamentos (99) serem estrangeiros pra 39 filmes nacionais entre janeiro a julho de 1983. Só o monstrinho extraterrestre em sua aventura na Terra << E.T. >>, de Steven Spielberg), 6.147.555 espectadores) conseguiu superar as aventuras dos Trapalhões na preferência do público: << Trapalhões na Serra Pelada >> teve 2.980.685 espectadores e o << Cangaceiro Trapalhão >> um pouco menos - 2.708249 espectadores. Mas se considerarmos o lançamento de << Trapalhões na serra Pelada >> em dezembro/82, o número sobe para 4.937.352 espectadores. << As Aventuras da Turma da Mônica >>, também lançada em dezembro do ano passado, teve até julho, 1.079.520 espectadores. << Coisas Eróticas >>, a primeira produção nacional com cenas de sexo explicito (e que continua em exibição, já que tem certificado de censura) entre julho de 1982 a julho de 1983 foi vista por 4.128.730 espectadores. << Amor Estranho amor >>, de alter Hugo Lhouri - uma produção refinada, de bom gosto, lançada em outubro/82, somou até julho/83, 1.078.738 espectadores. xxx No período de janeiro a julho/83, os filmes estrangeiros de maior público foram << ET >>; << Gandhi >> (1.698.078); << Tootsie >> (1.288.913); << Garganta Profunda >> (873.847); << Força do destino >> (681.629); << Gabriela >> (611.901); << Annie >> (587.022); << Christiane F. >> (510.907); << O Veredito >> (453.113); e << Rambo Programado para Matar >> (418.904). Já os filmes nacionais foram assistidos nos 7 primeiros meses deste ano por 20.926.363 espectadores. Os 10 de maior público foram: << Trapalhões na Serra Pelada >> (2.980.685); << Cangaceiro Trapalhões >> (2.708.249); << Prá Frente Brasil >> )1.139.515); Coisas Eróticas >> (839.312); << Aventuras da Turma da Mônica >> (779.081); << Rio Babilônia >> (710.226); << Eva Principio do sexo >> (614.329); << Fome do Sexo >> (414.860); << Bar Esperanças >> (341.140) e << Amor Estranho Amor >> (325.174). xxx a guisa de comparação: << Vagabundos Trapalhões >>, com 4.449.760 foi o filme brasileiro de maior público em 1982. << Coisas Eróticas >>, que nos 7 primeiros meses de 83 está em 4.º lugar, no ano passado teve um público imenso: 3.272.965, ficando em 2.º lugar. << Amor Sem Fim >> (americano, direção de Franco Zifferelli), foi a terceira fita de maior renda em 82, com 2.162.224 espectadores. << Menino do Rio >> teve 2.018.141 espectadores e << Num Lago Dourado >> (On Golden Pound, de Mark Rydel), ficou em 5.º, com 1.884.034. CURIOSA , no mínimo a notícia publicada pelo jornalista Carlos Jung, em sua revista << Quem >>, edição que está nas bancas desde ontem: << O governador José Richa certamente não sabe disso. Ao mesmo tempo em que tratava com sua habitual grosseria deputados e outros políticos que o procuravam, criando diversos problemas para os seus superiores, o sr. Ricardo Machado Lima era o único diretor do Banestado que exigia que o carro colocado à sua disposição pelo estabelecimento fosse de cor preta. É compreensível, portanto, que sua saída tivesse sido devidamente comemorada por muita gente. Por outro lado, tão logo assumiu uma direção do badep, ele deixou logo claro que exigia que seu motorista particular naquele banco teria que trabalhar de terno azul marinho, não permitindo jamais que ele trabalhasse simplesmente de camisa, como fazem outros motoristas da casa. Certamente são preocupações desse nível que vão resolver os grandes problemas do Paraná... >>. HERDEIRO de Alziro Zarur na direção mundial da Legião da Boa Vontade, o sr, José de Paiva Netto revelou-se também como compositor de hinos religiosos. de modestos trabalhos gravados inicialmente em compactos, chegou a uma cantata - Negrada - Jesus, O Grande Libertador >>, gravado em LP que os legionários tem vendido em todo o País. Agora, haverá uma apresentação ao vivo desta composição. Será domingo a noite, no auditório da Reitoria, com a Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Paraná, num espetáculo que terá também a participação do coreógrafo Roman castello. A regência orquestra é da mestrina e violinista Hildegard Soboll Martins, esposa de Gedeão Martins que desde 1958, é o regente da Sinfônia da UFPr. José de Paiva Netto chega na sexta-feira em Curitiba. Vem saber como anda o movimento no Paraná e assistir ao concerto, promovido com fins beneficentes. Com orgulho, Paiva Netto divulga um telegrama que recebeu do compositor Francisco Mignone, a propósito de << Negrada >>: << Ë uma obra genialmente original, que soberanamente enriquece o patrimônio da contribuição negra na música brasileira. A composição - que tem força comunicabilidade melódica e rítmica irresistível - com certeza transporá as nossas fronteiras, para o enriquecimento da música nacionalista fora do Brasil >>. UM curitibano, o artista plástico Ito Cornelser, esta hoje integrado a patota de Gilberto Gil, Tão ligado que foi Ito - caçula do arquiteto Airto Cornelsen - quem fez os cenários para o show e a capa do lp << Extra >> (WEA, agosto /83). E, naturalmente, acompanhada Gil a Curitiba, no show que o compositor baiano estará fazendo no ginásio do Círculo Militar, sexta-feira, 7. Para quem está reclamando o fato de haver uma só apresentação, eis uma boa explicação: após a temporada no Palace, em São Paulo (um mês), Gil, foi a Porto Alegre (terça-feira), apresenta-se amanhã em Florianópolis e depois de Curitiba irá a Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina até a próxima segunda-feira. O roteiro prosseguirá até 5 de dezembro, quando há o show em Vitória. Depois 7 de dezembro a 8 de janeiro, temporada no Canecão. UM complemento a notícia de sexta-feira, sobre o videotexto da Telepar - em fase de experimentação e com previsão para comercialização, a partir de 1985. Nos cinco terminais até agora instalado, o item mais consultado é o horóscopo chinês, na verdade quase um passatempo, preparado com base em publicações existentes a respeito. Por esta razão, durante o seminário de videotexto, realizado na semana passada, no auditório do edifício Castelo Branco, no Centro Cívico, o engenheiro Quintino Manoel, ao ser indagado sobre quais os serviços que teriam maiores possibilidades de serem implantados, em bases econômicas, não teve dúvidas. - << Vai depender da demanda do público. Mas a julgar pelos testes, um dos primeiros fornecedores que necessitaremos será para o horóscopo chinês >>. FOTO LEGENDA - Gilberto Gil.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
1
05/10/1983

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