Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1975 - Fevereiro)

As eleições & os diagnósticos

Autor já de numerosa obra, o professor José Petrelli Gastaldi tem comentado com amigos que seu novo livro, a ser lançado após o Carnaval, deverá ter grande repercussão: "Realidade Econômica e Social do Brasil (Edições Saraiva, São Paulo).

As mulheres & os seus livros

Mulher ativa no seu meio social, com algumas preocupações de ordem cultural, dona Jandyra Sounnis Carvalho de Oliveira, que até há pouco era sogra do irascível maestro Eleazar de Carvalho vai autografar na próxima semana seu primeiro livro de poesias: "Uma vida é um Fragmento". Dedicados a seus netos Eleazr de Carvalho Filho e Emiliano Alphonso de Oliveira Saxe, o livro reúne, algumas dúzias de trocas, intercaladas de ilustrações da própria autora.

Artigo em 01.02.1975

Erotismo nas bancas, sem problemas legais: desde quinta-feira, em todo o Brasil, estão os primeiros números de duas novas publicações que demonstram que, realmente, começa a desaparecer o tabu em torno do sexo. Com pretensões científicas-didáticas, "Intimidade" é uma série de 45 fascículos, com orientação dos srs. Luiz Clemente e Leila Arantes, que a Editora ABZ, de São Paulo, vai colocar durante 45 semanas ao alcance de quem se interessar em aprender, com muitas ilustrações, assuntos que eram proibidos até os anos 50 para os jovens.

A música de Carnaval (I)

O Carnaval inicia oficialmente no sábado e até agora são poucos os foliões capazes de cantar ao menos uma música feita pra a festa deste ano.

Artigo em 02.02.1975

Vale a pena, em termos financeiros, ser deputado?

Artigo em 02.02.1975

Delicado problema enfrentado pela equipe de planejamento de Foz do Iguaçu, com vistas à Itaipu: a área prevista para localização da Vila Operária (4 mil residências) ocupará uma parte em que hoje se localiza a zona alegre e boêmia da cidade. Como a vizinhança vai ser difícil, o prefeito-coronel Clovis Cunha Viana, já está tratando de encontrar uma solução. Aliás, como movimento naquele setor de lazer também vai aumentar, será necessário mesmo também que os empresários da noite na cidade fronteiriça se preparem.

As mulheres, o folclore, a poesia e a música

Como são muitos os pontos de contato entre teatro de bonecos e o folclore - principalmente através do Mamulengo, de Recife, tema da palestra que madre Escobar, diretora do CECOSNE fará terça feira (auditório de CCBEEUU, 16 horas), três executivos da Campanha Nacional de Defesa do Folclore, encontram-se na cidade. são as sras. Maria de Lourdes Borges Ribeiro que fará conferencia amanhã a tarde, Arminda Camargo e Ana Augusta Rodrigues. Elas tem muita coisa a dizer a respeito de como estão as pesquisas para preservação do nosso folclore.

Gilbert na Continental

Finalmente está saindo o primeiro compacto de Gilbert pela sua nova gravadora, a Continental. E o primeiro lançamento de Gilbert na gravadora é quentíssimo: a música "Concerto para um amor", de sua própria autoria, gravada por ele em português e que é tema da novela. A música já era tema de novela, mas em instrumental apenas. Gilbert gravou-a com arranjos do maestro José Briamonte, e ela continuará agora fazendo parte da novela.

O rock sinfônico (I)

Como a velha lei de Lavoussier se aplica como uma luva no campo musical - nada se cria, tudo se transforma - o fato que as diversas correntes que se degladiam (às vezes nem tanto) no que podemos chamar, globalmente, de musica contemporânea, hoje já não podem merecer compartimentos estanques. O clássico, o jazz, o blue, o rock e tantos outras designações que uma musica comporte foram absorvidas.

As músicas de Carnaval (II)

A contrário do SDDA (Serviço de Defesa do Direito Autoral), que agrupa os compositores filiados a UBC, Sbacem e Sadembra, a Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, fundada em 1960, estabelece o sistema de pontos para os compositores filiados. Assim, o rendimento de cada um é proporcional ao sucesso que a sua música obtém, havendo o caso de compositores - como Antonio Carlos & Jocafi - que recebem quase Cr$ 50 mil por bimestre, já que conseguem ter vários sambas nas paradas.

Os bonecos e a mágica música do Pink Floyd

Embora diplomaticamente ainda não tenha sido abordado, o fato é que alguns dirigentes de grupos que se dedicam ao teatro de bonecos não escondem a necessidade de levantar uma tese: embora consumido pelo público infantil, os espetáculos de fantoches, marionetes, cordel e outras técnicas, tem pretensões maiores. Sua utilização na escola e mesmo espetáculos de interesse dos adultos, é uma meta que a própria Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, defende com argumentos convincentes. xxx

Artigo em 04.02.1975

Nas especulações do GOVERNO Jaime Canet Junior, praticamente definido o Secretariado, cogita-se no aproveitamento dos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo, que estão deixando o Poder. Assim, o governador Emílio Gomes iria presidir a Copel. Já o ex-deputado João Mansur seria nome forte para o Banco do Estado do Paraná. Outras especulações: Léo Linzmeyer, o único solteiro do atual secretariado, deixa a pasta de Obras e assumiria a presidência da Sanepar.

Mautner & Seixas

Há certos discos que adquirem uma repercussão tão grande e imediata, que uma breve demora para registrá-lo jornalisticamente faz com que a notícia chegue quase superada. E curiosamente isso ocorre com interpretes e compositores discutíveis em termos de musicalidade dentro dos padrões convencionais, mas cuja aceitação por amplas faixas de públicos, mostram que realmente, na MPB muita coisa diferente está ocorrendo - na multiplicidade de caminhos tentados. Dois exemplos distos são Raul Seixas e Jorge Mautner.

A música de Carnaval (III)

Embora a história de setenta carnavais - considerando que anteriormente a 1905, a festa popular só tinha duas músicas características ("Zé Pereira", de 1869 e "Ó Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga, de 1899) - mostre, que as músicas de maior aceitação e que resistem ao tempo, cantadas em todos os bailes, sejam as marchinhas, os compositores de sambas continuam a vencer numericamente nas tentativas de criar novos sucessos. Das 369 músicas editadas nos dois álbuns de Carnaval deste ano (SDDA/SICAM), incluindo alguns êxitos do passado, 209 são sambas, 141 são marchas e apenas 20 frevos.

A mulher, a política e a Rosa

O profundo enraizamento a Rio Negro, sua cidade Natal, fez com que a vice-prefeito daquela cidade, ex-vereadora Albany Busman, deixasse de vir a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa ou mesmo ser a suplente do senador Francisco Leite Chaves. Uma das poucas vereadoras do Paraná, Albany após dois períodos na Câmara de Rio Negro, foi eleita em 72 para o cargo de vice-prefeito, na chapa de seu primo, Alceu Schwaroski.

A boa palavra musical de Marlene

Das duas cantoras de maior sucesso popular dos programas da rádio Nacional na década de 50, enquanto Emilinha Borba (Emília Savana da Silva Borba, carioca, 54 anos, 35 de carreira) praticamente desapareceu, embora bissextamente faça algumas inexpressivas gravações na CBS, principalmente na época carnavalesca, tentando um difícil retorno, a sua maior rival, Marlene (Vitória Bonauitti, paulista, 53 anos, 35 de carreira) adquiriu uma nova personalidade e hoje está entre as mais respeitáveis show-woman do mundo musical brasileiro.

Abertura (Opus 5)

As vaias que durante quase cinco minutos impediram que Walter Franco, premiado com Cr$ 30 mil em 3º lugar na finalíssima de "Abertura" (Rede Globo de Televisão, terça-feira, 21 às 24 horas) pudesse apresentar a sua "Muito Tudo", refletiram a incompreensão do público presente no Teatro Municipal de São Paulo para com a experimental proposta do jovem compositor, que há 3 anos, no último FIC, já havia criado um sério problema, levando a demissão coletiva do júri da fase nacional pela classificação de sua música-happening "Cabeça".

Accioly não quer ser Desembargador

O senador Accioly Filho continuará em Brasília por mais quatro anos. Embora a sua decisão oficialmente só seja anunciada quando de seu retorno de Brasília, o presidente do diretório regional da Arena já teria anunciado a amigos de que após pensar demoradamente acabou optando pela continuidade de seu mandato, descartando assim a sua indicação certa para ocupar a vaga do Tribunal de Justiça do Estado, aberta com a repentina morte do desembargador Mercer Junior.

Artigo em 06.02.1975

O médico Edgar Barbosa Ribas já marcou as datas para entrega das 20 milhões de doses de vacinas contra meningite encomendadas pelo Ministério da Saúde: metade no dia 30 de julho e o restante um mês depois. Depois de conseguir fabricar a vacina contra a meningite, o médico curitibano já está com adiantadas pesquisas para duas outras vacinas muito necessárias: contra a cólera e a gastroenterite.

O Carnaval da SICAM (I)

Funcionando desde 1960, a Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais vem crescendo no conceito de seus associados graças ao trabalho dedicado que faz para garantir a máxima promoção aos autores que a ela se filiam. Ao invés de ficar apenas nas simples cobrança dos direitos autorais, a SICAM, através de seus representantes regionais, esforça-se para promover também os seus compositores, principalmente por ocasião do Carnaval.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br