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Aramis

Atrás do Trio Elétrico, só não vai quem já morreu...

A música carnavalesca tradicional pode ter desaparecido em termos de novas produções (embora os clássicos continuem a ser os mais cantados nos salões), o samba-de-enredo transformou-se num gênero de alta rentabilidade, algumas gravações de artistas famosos (ou não) conseguem ultrapassar o sucesso temporário e serem cantados nos carnavais. E ao lado de tudo isto, no verão de cada ano, especialmente com a força e vibração nordestina, surgem grupos, conjunto e intérpretes que caem no agrado popular. Veja-se o caso do baiano Luís Caldas, que com seu "Fricote" vendeu no ano passado mais de 100 mil cópias sem deixar Salvador. Salvador, que se orgulha de ter o mais animado Carnaval do Brasil - e que conforme as imagens da televisão mostram, estende-se não só até quarta-feira de cinzas, mas até o próximo domingo (como o de Olinda e Recife, onde o frevo come solto), exportou o Trio Elétrico, inventado há quase quatro décadas por Dodô e Osmar, para vários outros Estados - com adaptações de acordo com a imaginação de cada um. Fonograficamente, o Trio Elétrico, com seu som de muitos decibéis tem mais de 50 registros, aos quais acrescenta-se agora "Aí Eu Liguei O Rádio" (RCA, janeiro/87), o 12º elepê do grupo que leva o nome de seus fundadores - Dodô e Osmar. Como diz o release desta produção de Guti, "o disco nem precisa explicação: é o próprio retrato de um fenômeno que reverteu todo o panorama da execução musical nas emissoras de rádio na Bahia". Na Bahia, ao contrário do que acontece em Curitiba, há um sadio nacionalismo por parte das emissoras que chegam a programar até 90% de música popular, especialmente carnavalesca. E o Trio Elétrico Dodô e Osmar tem a ver com essa história, pois a grande maioria dos cantores, compositores e músicos baianos que hoje fazem sucesso na Bahia - e muitos em todo o Brasil - iniciou sua formação musical num Trio Elétrico. E praticamente todos os conjuntos musicais baianos que tocam no rádio são ou foram bandas de trios elétricos. "Aí Eu Liguei O Rádio", é um disco vibrante, bem ao estilo do trio e do som que hoje se faz na Bahia (e que se procura imitar em outros Estados). Isso fica demonstrado logo na faixa título, no deboche afoxémerengue de Walter Queiroz (já sucesso no Nordeste). Em "Depois Que O Ilê Passar" (Miltão), a marcação das batidas de mão, característica dos afoxés, é feita por guitarras, confirmando a força inovadora do grupo. "Além Mar" (Armandinho, Fred Goés e Beu Machado) e "Arregace A Manga" (Aroldo Macedo/Fred Goés) trazem um ritmo sincopado com pintadas de reggae. A galope, vem "Coração Aceso" (Carlos Moura/Carlos Pita"), outra que deve estar explodindo neste Carnaval. Abrindo o lado B, Moraes Moreira assina "A Vida É Um Pernambuco", um frevo que une a beleza da letra com o ritmo alucinante e a competência instrumental que consagrou o conjunto. "Brilho Da Cor" (Carlos Moura/Pita) e "Tem Dendê" (Armandinho/Moraes Moreira) são bons exemplos de composições para se ouvir e gostar em qualquer época do ano. Ligeiros sopros de funk e reggae renovam o arranjo de "Cocachabamba" (Aroldo Macedo/Moraes Moreira), agora regravada. "Natal Como Te Amo" (Osmar Macedo) é uma definitiva prova de amor que une o Trio Elétrico Dodô e Osmar e o povo nordestino. Hoje não só o nordestino, mas de todo o País. A COR DO SOM - Inegáveis as raízes de A Cor do Som no calor e vibração do Trio Elétrico. Armandinho chegou a fazer parte, durante anos, e deixou o Grupo, para, numa volta as origens, reintegrar-se ao grupo fundado por seu pai, Osmar. Embora da Cor do Som faça parte um tecladista de horizontes maiores como Mu (Maurício de Carvalho) e que já deu prova de seu talento fazendo um belíssimo disco-solo) (1) , o fato é que ao fazer uma música jovem, com pitadas de rock e outros gêneros, A Cor do Som não deixa de ter o reflexo de um som nordestino (apesar de sua formação carioca), com graça e vibração. Isto pode ser observado, mais uma vez, no novo lp do grupo (RCA, janeiro/87), com faixas das mais incrementadas - "Favelas", "Gosto De Prazer", "Dança Baiana", "Toda Vez", "Maria Caracole", "Se Segura Malandro", "Olhar De Espiã". Formado por bons músicos, A Cor do Som pode render ainda mais se seguir numa linha basicamente instrumental. Garra não falta a seus integrantes. E um calor, mesmo que seja apenas por influência, do melhor som baiano.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
7
01/03/1987

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