Duas esculturas de Chiparus na cidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de julho de 1987
De volta de Paris, onde residiu por seis anos como bem remunerado executivo de uma estatal, o executivo José Augusto Leite de Castro trouxe duas peças dignas de museus: duas esculturas em bronze e marfim do artista Demetre H. Chiparus, mestre rumeno, valorizadíssimo em todo o mundo.
Uma das peças é o "Ayouta", com 29 centímetros de altura e a outra é a "Nadeja", com 34 centímetros. Ambas, com autenticação de Alain Lescieutre, e estão a venda por US$ 10 mil cada uma.
xxx
Chiparus, discípulo dos mestres Mercier e Boucher, criou trabalhos inspirados especialmente na dança e teatro. Além da valorização mundial de seus trabalhos, é também conhecido pela beleza das bases em mármore de suas obras, com diferentes características, cores e qualidades que sempre ressaltaram a beleza de suas criações. Junto com Ferdinand Preiss, um dos criadores mais importantes e significativos da arte francesa, Chiparus integrou o movimento "cliséléphantine" que teve como característica a utilização pioneira de bronze e marfim.
LEGENDA FOTO - Uma escultura de Chiparus: US$ 10 mil a quem se dispuser a possuir esta obra-de-arte.
Enviar novo comentário