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Aramis

Foz do Iguaçu, depois de 007, agora cenário de telenovela

Pelo menos quatro produções cinematográficas estão programadas para ter o Paraná como cenário: "O Drama da Fazenda Fortaleza", de Berenice Mendes; "Entardecer das Ilusões", de Aécio de Andrade - que, pelo cronograma, deve ter suas primeiras seqüências rodadas em abril - e, em fase de planejamento, um filme de Pena Filho baseado em conto de seu concunhado, Wilson Galvão do Rio Appa e a superprodução inspirada na experiência anarquista da Colônia Cecília, nos planos de Walter Lima Jr. ("Inocência", "Chico Rei", "Ele, o Boto"). A sensual Tania Specht, produtora de "Entardecer das Ilusões", ofereceu à Paranatur, como compensação da ajuda que busca para a realização do longa, fazer um curta-metragem, turístico, abordando especialmente Foz do Iguaçu e Vila Velha. Assim, as Cataratas do Iguaçu, mais uma vez, serão fixadas nas telas, desta vez num documentário promocional. Entretanto, a beleza natural de Foz do Iguaçu e seu potencial turístico possibilitam um estratagema promocional de atrair também filmes de ficção, que coloquem as Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu e mesmo a vida trepidante da cidade como background de muitas seqüências. Poucos meses antes de morrer, o consagrado cineasta William Wyller (1902-1981), com sua esposa, passou por Foz do Iguaçu, vindo de Buenos Aires, a caminho do Rio de Janeiro e declarou a amigos que lamentava estar aposentado, pois, caso contrário, ambientaria em Foz algum de seus filmes - ele que sempre buscou ótimos cenários para suas produções, premiado com o Oscar em 1959 ("Ben Hur"). Nas próximas semanas, mais uma vez Foz do Iguaçu recebe uma equipe de técnicos e nomes famosos - Carlos Alberto Ricelli, Glória Pires, Regina Duarte, entre outros, para as gravações dos dois primeiros capítulos da próxima novela das 8 horas da Rede Globo. Ainda sem título definido, a telenovela com direção de Denis Carvalho tem sua ação inicial em Foz do Iguaçu - opção natural que venceu a primitiva indicação de Manaus, que também desejava ganhar este extraordinário merchandising promocional. Aliás, o deputado Alceny Guerra pelo visto não se preocupa apenas com a maternidade paterna - assunto que na Constituinte lhe valeu destaque nacional - pois foi ele quem, em contato com os executivos da Globo e as autoridades de Foz do Iguaçu, viabilizou a escolha daquela cidade como cenário do filme. E através de sua assessoria obteve da parte do ex-deputado Tércio Albuquerque e, especialmente, o secretário municipal de Turismo, Neivo Rafagnin, condições para facilitar a produção. Curiosamente, só o Hotel Internacional, 5 estrelas, e que tem intenções de ser "o melhor hotel do Sul" - foi quem não entendeu a importância da produção em termos turísticos: recusou-se a hospedar, na base da permuta, a equipe e o elenco, perdendo assim um excelente marketing promocional. xxx Por diversas vezes a beleza das Cataratas já foram usadas no cinema. Em 1960, Walter Hugo Khouri, em seu quarto longa-metragem, "Na Garganta do Diabo", com Odete Lara, Sérgio Hingst e lançando Edla Van Steen (que havia conhecido em Curitiba, num festival de cinema), teve grande parte de sua ação em Foz do Iguaçu. Só que a fotografia era ainda em preto-e-branco não transmitindo, assim, toda a pujança pictórica do cenário. Dois anos depois, o italiano Steno (Stefano Vanzina, 71 anos), vindo ao Brasil para realizar "Copacabana Palace", com Sylvia Koscina (então no auge de sua fama) e Walter Chiari, também incluiu algumas seqüências em Foz do Iguaçu, nas quais a estrela mais conhecida era a francesa Mylena Demongeout. Em 1979, o diretor Lewis Gilbert enviou uma segunda unidade de sua equipe para algumas seqüências em que James Bond (Roger Moore), em "Moonraker - O Foguete da Morte", aparecia enfrentando o terrível inimigo Jaws (Richard Kiel) nas Cataratas. As imagens desta produção de Albert R. Brocolli, distribuída pela United, valeram como o maior comercial turístico de Foz do Iguaçu. Mais recentemente, há 4 anos, o lado argentino das Cataratas, foi utilizado como cenário das primeiras seqüências de "A missão" (The Mission), que Roland Joffé veio rodar, em parte na América do Sul. As imagens de Robert de Niro, como o padre que atingido pelos índios rola nas águas do rio e cai nas cataratas, também promoveram a beleza natural da região - a partir da estréia mundial do filme no Festival de Cannes, em 1986, onde levou o Leão de Ouro. LEGENDA FOTO - Cataratas: cenário (sempre) cinematográfico
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
29/03/1988

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