No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1988
Na cidade, há uma semana, em visita a mãe Zelinda, o internacional Airto Moreira. Veio direto de Los Angeles enquanto a esposa, Flora Purim, e filha Diana, vão passar férias em Saint Thomas.
Antes de embarcar, Airto recebeu a boa notícia: voltou ao primeiro lugar na lista dos percussionistas do jazz poll da "Down Beat". Nos últimos 3 anos, outro brasileiro, o pernambucano Nana Vasconcelos, liderava o podium jazzístico. Agora, com novos discos na praça, Airto voltou ao primeiro lugar - que, ininterruptamente, ocupou por 9 anos.
Airto aproveita as férias para fazer um completo tratamento dentário, atendido pela filha de um grande amigo, o músico Arlindo Santos. No mais, ele curte a família - mãe, irmã, sobrinhos, readquirindo energia para os muitos projetos que o aguardam em 1989. Este ano foi de muito trabalho e boas realizações.
Graças à generosidade natalina do prefeito Roberto Requião, os futuros secretários municipais terão um salário altamente estimulante: mais de Cz$ 1.300.000,00. Os aumentos que o burgomestre peemedebista concedeu neste final de ano vão praticamente duplicar os salários.
Os ocupantes de diretorias também receberão ao redor de Cz$ 800 mil (em alguns casos chegando a um milhão). Assim, a desculpa (esfarrapada) que muitos "prefeituráveis" apresentam - "o salário não compensa" - desaparece agora.
Key Imaguire, quadrinhólogo maior, bastante solicitado: muita gente quer dados sobre "O Reizinho", personagem criado por O. Oglow. É que mesmo em tempos de República, fala-se em Vice-Rei, Reizinho e nobreza nos quadros municipais.
Entre os 20 cinéfilos que desde segunda-feira estão vibrando com os inéditos filmes da mostra "Before Hollywood" (auditório Brasílio Itiberê, hoje e domingo, 19h) está o próspero arquiteto Eduardo Guimarães. Normalmente, Eduardo só vai ao cinema no Exterior - em suas habituais viagens à Europa e aos Estados Unidos - mas desta vez, como apreciador de cinema, decidiu frequentar uma sala curitibana.
Os filmes reunidos pela American Federation of Arts para esta mostra trazida ao Brasil pela Cinemateca do MAM/USIS - e que em Curitiba chegou graças ao dinamismo de Valêncio Xavier - são preciosas. Mostram os tempos pioneiros do cinema, antes da indústria se estabelecer em Los Angeles.
Infelizmente, os cineastas curitibanos continuam dando mostras de que não têm o mínimo interesse de aprofundarem seus conhecimentos. Paulo Freib, realizador de "Agora é que são elas!", foi o único ator e diretor local a aparecer nas sessões.
Nas programações de hoje "Quem paga?", de Harry Harvey, 1915, tem uma curiosidade: no elenco, como ator, Henry King (1892-1982), que faria carreira como um dos mais importantes diretores do cinema americano.
LEGENDA FOTO - Airto Moreira: primeiro lugar da Down Beat, revê a família em Curitiba.
Enviar novo comentário