"Os Arquétipos" de Hilton ganham forma
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de abril de 1987
Outro compositor-intérprete da terra que está há meses batalhando para realizar seu elepê independente é Hilton Barcelos, 37 anos, gaúcho de Porto Alegre, mas curitibano de adoção. Há muitos anos que Hilton vem brigando pelo seu espaço na música popular paranaense. Em 1983 chegou a prensar um compacto duplo; no ano passado foi - ao lado de Lino Roberto e Rosy Greca - selecionado para integrar o Pixinguinha e agora faz das tripas coração para realizar um disco capaz de lhe dar uma chance de aparecer fora do Paraná.
A produção arrasta-se há meses pois Hilton quer fazer um trabalho cuidadoso. Por exemplo, para a música a qual deu nome de "Uma Sombra Passou Por Aqui" - título que teve no Brasil o filme que Jack Smight realizou em 1968 com base no conto de science-fiction de Ray Bradbury, "The Illustred Man" - está tendo tantas dificuldades de geração quanto uma história de science-fiction. Por exemplo, para o arranjo que seu amigo Roberto Burgel idealizou torna-se indispensável a participação de uma sinfônica e até agora a direção da Osinpa - consultada a respeito - ainda não se pronunciou. Afora isto, há também a previsão de um coral de 40 vozes. Se Hilton tiver que bancar o pagamento da orquestra e de um coral, só esta faixa ficará tão cara que tornará inviável a conclusão do disco.
O álbum terá o título de "Arquétipos" e começa com um tema instrumental - "Repicar De Melodias", inspirado no poema "Urbe Urge", de Reinaldo Atem - que é dos mais declamados pelo bardo Alberto Cardoso em seu botequim boêmio-intelectual na Rua Visconde de Nacar. Reinaldo Atem é o parceiro de Hilton em "Por Aí", música já gravada e cujo arranjo de Roberto Burgel previu a participação da Orquestra de Harmônicas (que, aliás, acaba de fazer um elepê, patrocinado pelo Boticário) e o grupo As Nimphas. Há parcerias diferentes em cada faixa: "Cidade Dos Sisos", com letra de Rodrigo Ferreira; "Vingança do 007", letra de Pepito Ferreira (e na gravação a participação do grupo Renascentista); "Desejo", letra de Sandra Benato - na gravação valorizada com um quarteto de cordas e a bela voz da ex-Nimpha Rosa Lídia.
O humor também está presente: com Pepito Ferreira, Hilton compôs uma faixa que já é divertida até no título - "Tive Um Pesadelo: Devem Ter Sido As Lagostas!".
Ao contrário de José Roberto Oliva, Hilton Barcelos ainda não encontrou patrocinador para o seu disco. Tem feito as gravações na base da colaboração dos amigos e com seus parcos recursos. Mas há entusiasmo e amor, o que faz com que cada faixa adquira ainda maior significado.
Enviar novo comentário