"Os Pássaros"de Hitch no Canal 4
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de julho de 1984
Quando Alfred Hitchcook (1899-1980) realizou "Os Pássaros"(TV Iguaçu, hoje, meia noite), há 21 anos passados, vinha de uma época das mais positivas em sua carreira. Aos 64 anos, o Mestre do Suspense estava em uma fase de grande voltagem criativa, embora buscando, incessamente, uma substituta para Grace Kelly (1930-1982), que havia abandonado o cinema, em 1955, após conhecer o príncipe Rainer, durante as filmagens de "Ladrão de Casaca"(To Cathc a Thief) em Mônaco. Sofisticado em suas preferências por atrizes que pudessem se diferenciar nas telas, Hitch havia lançado a ruiva Shirley MacLaine na comédia "O Terceiro Tiro"(The Trouble With Harry, 1956), valorizando a eterna viagem Doris Day, em "O Homem Que Sabia Demais"(The Man Who Knew Too Much, 56), e conseguindo extrair bons desempenhos de Kim Novak, em "Um Corpo Que Cai"(Vertigo, 1958), e Eva Maria Santi em "Intriga Internacional" ( North by Northwest, 59), sem falar nos densos trabalhos da morena Vera Miles, no Kaf-Kaniano "O Homem Errado" (The Wrong Man, 1957), e da oxigenada Janet Leight, em seu maior sucesso de público, "Psicose" (1960).
Portanto, ao escolher Tippi Hendren para o papel central de "Os Pássaros", muitos apostavam que finalmente Hitchcook havia encontrado a nova Grace Kelly, atriz com quem fez seus três melhores filmes dos anos 50 ("Disque "M" Para Matar", "Janela Indiscreta" e "Ladrão de Casaca"). Entretanto, as previsões não se confirmaram: apesar de todo o sucesso de "Os Pássaros" e de ter voltado, no ano seguinte, com um filme cujo roteiro foi escrito especialmente para o tipo de Tippi Hendren ("Marnie, Confissões de uma ladra"), essa loira não pegou. Ao contrário, desapareceria das telas, encerrando, precosemente, sua carreira cinematográfica.
xxx
Mas, se não deu certo no cinema, ao menos em "Os Pássaros", interpretando a loira, bela e sofisticada Melaine Daniels, Tippi Hendren criou um personagem marcante. De um conto de Daphne du Maurier, a roteirista Evan Hunter transpôs, para uma bela região da Califórnia, uma estória que se pode classificar de "rea- lismo fantástico". Sem motivo aparente, certo dia, pássaros chegados de todas as partes começam a atacar as pessoas -e, tão misteriosamente como chegaram e se tornaram agressivos, permanecem na enigmática imagem final. Posteriormente, dezenas de outros filmes se voltaram para essa temática - aves, répteis, animais, insetos, etc, revoltando-se e atacando os homens, em visão verdadeiramente ecológica. Entretanto, quando da realização de "The Birds", o tema era praticamente inédito. Hitchcook, com sua técnica de descrição, ao tratar de bons argumentos, construiu um filme de suspense introspectívo, no qual não há crimes ou assassinatos, mas, apenas, os pássaros, que passam a atacar os moradores de um pequeno porto, no Pacifico, há poucos quilômetros de San Francisco.
Ao lado da loira Tippi Hendren, Hitchcook escolheu uma marcante atriz morena para a personagem Annie Hayworth: Suzane Pleshette, até hoje em plena forma. Rod Taylor é Mitch Brenner e a já veterana Jessica Tandy, sua mãe, Lydia Brenner. Como sempre fazia, Hitch aparece numa seqüência, no caso é o homem que com poodles brancos entra na loja de animais, logo no início do filme.
Programado para hoje, à meia-noite, pela TV Iguaçu, Canal 4, será a oportunidade dos mais velhos reverem "Os Pássaros" e dos mais jovens conhecerem essa famosa fita - é especial. Não percam!
Tags:
- Doris Day
- Evan Hunter
- Grace Kelly
- Intriga Internacional
- Janela Indiscreta
- Janet Leight
- Jessica Tandy
- Kim Novak
- Ladrão de Casaca
- O Homem Errado
- O Homem Que Sabia Demais
- O Terceiro Tiro
- Os Pássaros
- Rod Taylor
- Shirley Maclaine
- The Birds
- The Man Who Knew Too
- The Trouble With Harry
- TV Iguaçu
- Um Corpo Que Cai
- Vera Miles
Enviar novo comentário