"Première" já tem vencedores e indica até Oscar a animais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de março de 1989
Com antecedência de três semanas, a mais nova e sofisticada revista de cinema dos Estados Unidos - a Premiere, que com data de capa de abril circulou no último dia 13 - antecipou os vitoriosos do Oscar-89. Edição americana da consagrada publicação francesa, a Premiere promoveu um concurso entre seus leitores (que estão crescendo graças a uma campanha de assinaturas ao preço de apenas US$ 11 quando seu preço de capa é de US$ 2,25) para saber as preferências. Os resultados das categorias principais foram os seguintes: filme - "Uma cilada para Roger Rabbit" (que não está na relação oficial), seguindo de "Rain Man" e "Quero ser grande"; filme estrangeiro - "Mulheres à beira de um ataque de nervos", do espanhol Pedro Almodovar (já lançado no Brasil, programado para o Plaza em maio); ator - Dustin Hoffman (Rain Man); atriz - Sigourney Weaver - também melhor atriz coadjuvante; fotografia - John Scale ("As montanhas dos gorilas"); ator coadjuvante - Kevin Kline ("Um peixe chamado Wanda"); melhor roteiro - "Bull Durham" ("Sorte no Amor"); e direção: Barry Levinson ("Rain Man").
Os leitores da Premiere americana indicaram também duas categorias não incluídas na votação oficial: melhor produção em videocassete ("E.T. - O extra-terrestre", lançado em vídeo em 1988) e melhor estúdio - o Touchstone (do grupo Walt Disney).
xxx
Dando um toque de bom humor à antecipação dos premiados com o Oscar, os editores da Premiere apresentaram também uma página em cores, com o título "Off Screen Oscars", nos quais "criaram" 14 categorias, algumas restritas a um humor bastante americano, que perdem inclusive significado para o público brasileiro. Nestas nominations, há mais do que cinco citações (ou menos, em algumas categorias), já que a irreverência é que a caracteriza.
Numa categoria que premiaria "the best casting" (melhor elenco), estão citados filmes como o francês "Adeus, meninos", "Os fantasmas contra-atacam", "As cores da violência", "Revolta em Milagro" e "Mississipi Burning" - todos já exibidos em Curitiba. Na categoria de "melhor coreografia" apenas [um] candidato - Edward Love por "Hairspray", inédito no Brasil.
"The best voice" - na categoria para distinguir a melhor dublagem - Charles Fleischer e Kathleen Turner são indicados por "Um cilada para Roger Rabbit". Os três outros indicados foram pelo desenho de longa-metragem "Olivier & Company": Bil Joel, Cheech Marin e a conhecida Bette Midler.
Na categoria de "melhor cabeleireiro" não faltam candidatos: foram indicados os responsáveis pelos penteados dos personagens de "As ligações perigosas", "A última tentação de Cristo", "De caso com a Máfia" - entre os filmes já lançados; mais "Dirty rotten Scoundrels", "Five corners", "Hairspray", "Tequila Sunrise", "Tucker: o homem e seu sonho" e "Uma secretária de futuro".
Como os animais estão voltando às telas, Premiere sugere também um Oscar ao "best animal performance" e faz indicações: Digit por "As montanhas dos gorilas", Edward por "O turista acidental", Ella por "Monkey Shines" e Vance por "Big top pee-wee".
Até "best use of locations" - ou seja, a escolha de cenários, mereceria uma distinção e nesta seção estariam como "candidatos": Los Angeles ("As cores da violência"), o castelo francês de "As ligações perigosas"; Paris por "Frenesi", de Roman Polanski; Novo México por "Rebelião em Milagro" (o injustiçado filme de Robert Redford, com Sônia Braga, que poucos viram em seu lançamento no cine Lido); Mississipi e Alabama ("Mississipi em chamas") e mais San Francisco ("The dead pool"), Pittsburgh ("Dominick & Eugene"), Rwanda ("Gorillas in the mist/ As montanhas dos gorilas"), Lyon, França ("A insustentável leveza do ser") e Nova Iorque ("Uma secretária de futuro").
Para a categoria de stunts (dublês nas cenas de perigo), os candidatos seriam as equipes de "As cores da violência", "Duro de matar", "Fuga à meia-noite" e "Inferno vermelho".
Créditos também ganharia Oscar e entre os 11 nominados na Premiere estariam "De caso com a Máfia", "Tucker", "Mulheres à beira de um ataque de nervos", "The Naked Gun", "Bright lights, big city", "Dead Ringers", "Dream" e "Hairspray".
Por que não premiar o melhor trailer?
Os candidatos seriam "Gorillas in the mist" (que há um mês vem sendo mostrado no Cine Bristol) e quatro outros filmes ainda sem previsão de lançamento no Brasil: "The blob", "Alien nation", "The naked gun" e "Talk radio" (este, o novo filme-denúncia de Oliver Stone, sobre o assassinato de um radialista sensacionalista).
Numa categoria que premiaria o melhor poster de um filme, as indicações chegaram a 11 títulos: "Adeus, meninos", "Bird", "Irmãos gêmeos" ("Twins", em exibição no Lido), "Big pop pee-wee" (comédia com um dos mais populares astros infantis da França, mas ainda totalmente desconhecido no Brasil), "The Blob", "Fresh Horses", "King Lear", "School daze", "Tucker", "Dreams" e "The moderns".
Enviar novo comentário