Login do usuário

Aramis

Reedições

Bendito Choro, que ressurge! Em outubro, a TV Bandeirantes de São Paulo, promoverá o Festival do Choro, coordenado pelo competente Roberto de Oliveira. Em Londrina, Cleto de Assis e Ilmar de Carvalho, programa o I Encontro Nacional do Choro. Clubes do Choro estão funcionando em várias cidades (em Curitiba, temos apenas os grupos dos Marito's, todas as noites e, aos domingos, o conjunto Samba e Serestas, na praça Garibaldi). E as gravações novas ou reedições continuam a aparecer. Falemos hoje de três (excelentes) reedições. O pesquisador José Eduardo Homem de Mello, o estimado Zuza, que no final do ano passado publicou um básico livro para a compreensão da Bossa Nova e coordena atualmente um dos programas de maior audiência em São Paulo, acaba de produzir para a RCA, um dos melhores discos do ano: "Os Choros Dos Chorões". Do imenso acervo da Victor, Zuza seleciona 15 faixas [antológicas], em interpretações inesquecíveis: "Displicente" (7/7/50), "André de Sapato Novo" (28/3/47), "Naquele Tempo" (20/5/46), "1 X 0" (12/6/46) e "Língua de Preto" (4/4/49), com Pixinguinha e Benedito Lacerda com regional; "Fogo na Roupa" (7/5/52). "Cuidado Violão" (12/3/52), "Gostoso, Como Ele Só" (21/5/54), "Enigmático" (3/12/52) e "Pitoresco" (3/12/52[)] com Canhoto e seu Regional; "Doce de Coco" (1/1960), "Brejeiro" (julho/70), "Noites Cariocas" (janeiro/60), "Flor de Abacate" (janeiro/60) e "Vale Tudo" (21/2/51) com Jacob do Bandolim e regional. Os nomes dispensam maiores apresentações a quem conhece o que há de melhor em nossa MPB. Além da boa qualidade técnica da gravação (RCA Canden, 107.0267, junho/77), corrigindo os chiados dos antigos 78rpm dos quais foram [extraídas] as faixas, este magnífico elepe, que dá chance de ouvir músicos como os já citados também Dino/Meira/Altamiro Carrilho/Orlando Silveira e outros, traz, em contracapa, um didático texto de Zuza, calcado no depoimento que o Canhoto lhe prestou uma das milhares preciosidades de documentação da MPB que dispõe. Associado [à] Copacabana, para distribuição de suas produções, Marcus Pereira começou também a coordenar reedições utilizando o precioso acervo da Som Indústria e Comércio, fundada há quase 30 anos. E o primeiro resultado desta remexida inteligente no arquivo da fábrica paulista são os elepes "Altamiro Revive Pattápio e interpreta clássicos" (MPL 19357) e "História de Um Bandolim" (MPL-9358). Em 1957, o flautista Altamiro Carrilho teve a chance de, entre tantas gravações comerciais, fazer um dos mais dignos elepes de sua carreira: de um lado, 5 composições de Patapio Silva (22-10-1881/24/4/1907): "Primeiro Amor"(para nós, um dos mais belos choros de todos os tempos), "Margarida", "Zinha", "Sonho", e "Serata D'Amore". No lado 2, "Serenata Oriental" (Ernesto Koller), "Despertar da Montanha" (Eduardo Souto), "Canção Triste" (Tchaikowsky), "Hora Staccato" (Dinicu), "Canção Primavera" (Mendelssohn) e "A Galope", de sua autoria. Um disco marcante, em tão boa hora agora reeditado. Há 3 meses (5/4/77), quando Luperce Miranda, bandolinista e compositor pernambucano, faleceu, aos 71 anos, praticamente esquecido, lamentou-se que ao longo de mais de 40 anos de atividades profissionais, acompanhando cantores em milhares de gravações, tenha tido poucas oportunidades de fazer discos como solista, com suas composições. Uma [destas] raras ocasiões foi em 1974, quando fez na Copacabana um bonito elepe, com sete [músicas] próprias, mais choros de Pixinguinha/Benedito Lacerda ("Naquele Tempo"), Ernesto Nazareth ("Bambino"), Buonfinglio de Oliveira ("Mar de Espanha"), Aristides Borges (Subindo ao Céu) e Pixinguinha ("Glória"). Pois é este lp, cuja faixa-título é "História de Um Bandolim", que Marcus Pereira e Marcus Vinicius, reeditam agora, em momento dos mais oportunos. Ouvindo-se a virtuosidade de Luperce - que além de bandolim, executava 10 outros instrumentos - é de se lamentar que valores tão [grandes] como ele tenham permanecido esquecidos e só mesmo com a morte sejam relembrados.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal da Música
29
17/07/1977

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br