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Aramis

Reedições e trilhas novas para quem gosta da música de cinema

AEROPORTO/75/AIRPORT 1975 (MCA RECORDS/CHANTECLER, 4-07-404-086, fevereiro/75) - Há mais de um mês faturando muito no cine Lido - e no resto do Brasil, o filme que Jack Smight dirigiu inspirado no tema do romance de Arthur Hailey, cuja primeira versão foi de Sidney Lumet, faz com que a sua trilha sonora também tenha chances de vender bastante. Apesar do relativo atraso com que o disco sai - o ideal seria, a exemplo de "Terremoto", a sua edição antes da estreia da fita - não temos dúvidas em acreditar que a Chantecler fez um bom negócio em lançar esta ST. A superprodução de Smitht, reunindo um nostálgico elenco que vai de Charlton Heston a Gloria Swanson, passando por gente jovem (Karen Black, Susan Clarck, Linda Blair) até veteranos que há anos não tinham chance (Nancy Olson, Myrna Loy, Dana Andrews, Efrem Zimbalist, Júnior), em sua banda sonora traz um novo nome: John Cacavas. O critico Sonny Burke, na contracapa do elepe, garante que "além do seu impressionante talento como compositor, John Cacavas é também, um astuto estudante de som". Assim além da participação da grande orquestra da Universal, Cacavas utilizou instrumentos eletrônicos, com o que cria aquilo que Burke chama de "sons coloridos". MADELEINE... ANATOMIA DI UN INCUBO (Ariston/Chantecler Ar-20.0ll, outubro/75) - Se os maiores grupos cinematográficos, já têm dificuldades para garantirem as edições das trilhas sonoras de seus filmes italianos ou franceses, muitas vezes importados por distribuidores que não se dispõe sequer a fazer um press-sheet para informar aos jornalistas especializados, a ficha técnica das produções que distribuem. Mas há surpresas, como a edição desta "Colonna sonora" da produção italiana "Madeleine... Anatomia Di Un Incubo", ao que nos consta, ainda inédito no Brasil. Com artistas desconhecidos - Camile Keaton, Ricardo Salvino, Paola Senatore etc., bem como direção do anônimo Roberto Mauri, esta fita traz sua banda sonora assinada por Maurizio Vandelli, igualmente nome que pouco diz mesmo aos mais apaixonados colecionadores de informações sobre a música cinematográfica européia. De qualquer forma é uma trilha agradável, com alguns temas bem expressivos. GODSPELL/A ESPERANÇA (Bell Records/Phonogram, 2308063, outubro/74) - Quase um ano após o lançamento do filme, a Phonogram lança parte da trilha sonora original do filme que David Grene realizou com base no musical de Stephen Schwartz, numa pálida visão da vida de Cristo como hippie numa Nova Iorque desabitada. Quando "Godspell", como espetáculo de teatro (montado no Brasil, em circo, por Altair de Lima, o mesmo de "Hair" e "Superstar") apareceu nos EUA, a Phonogram providenciou uma rápida edição da trilha sonora de uma das encenações teatrais. Entretanto, com relação a versão cinematográfica, não quis (ou não soube) aproveitar a oportunidade da estréia do filme, cujo sucesso foi bem menor do que o esperado - não deixa de ser uma opção. E aqui está a dica... se alguma loja de discos do Estado se acorajou a comprar este elepe. GOLD/A MALDIÇÃO do OURO (Philips/Phonogram, 6308224) - Se com Godspell", a Phonogram deixou passar a oportunidade, em relação ao ainda inédito "A Maldição do Ouro"(Gold, de Peter Hunt), isso não ocorre. Valorizada pelo nome do respeitabilíssimo Elmer Berstein é autor de alguma das melhores trilhas sonoras do cinema "O Homem do Braço de Ouro", 55, de Otto Preminger; "Os Que Sabem Morrer", 56, de Anthony Mann; "A Embriaguez do Sucesso", 57, de Alexandre Mackendrick; "Deus Sabe Quanto Te Amei", 58, de Vicente Minelli; "Dama da Página Um", 59, de Cliford Odets; "Paixões Desenfreadas", 60, de Mark Robson; "Pelos Caminhos do Vicio", 62, de Edward Dmytrick; "Hud", 63, de Martin Ritt; "Sete Mulheres", 65, de John Ford; "Millie", 67, de George Roy Hill; entre tantos outros filmes inesquecíveis. Além disso, Bernstein é também um dos maestros regentes da Filarmônica de Nova Iorque, o que não deixa de conferir especial Status ao seu trabalho. Para a trilha sonora de "Gol", houve a participação em vocais de Jimmy Helms, Maureen McGovern e Trevor Chance. O lançamento da trilha sonora antecipando-se ao filme, é bastante significativo do cuidado com que a fita não sabe por quem será distribuída, apesar do elenco brilhante ("Roger Moore, Susannah York, Ray Milland, Bradford, Dilmann, John Records/Companhia Industrial de Discos -ST 102). Adquirido os direitos para o Brasil da 20 th Century Records, a fábrica da família Zuckermann tem condições de colocar em nosso mercado um imenso catálogo de ST marcantes de várias décadas. Mas como há uma natural prudência comercial, Harry Zuckermann está preferindo apenas os discos inéditos, preferiu a reedição de "Hello Dolly"(1969, de Gene Kelly) que, reunindo Barbra Streisand e Louis Armstrong (1900-1972), no elenco, tem consumo certo, apesar de, há cinco anos, já ter sido colocado no mercado brasileiro pela CBS., que tem Barbra Streisand em seu Last. De qualquer forma uma reedição que não faz mal a ninguém e dá chance e aos que ainda não possuíam esta bela trilha sonora, adquirem um elepe que vale os Cr$ 45,00 que custa. LES MUSIQUES DES GRANDS FILMS WESTERN - N. 1 (Musidisc/Imagem, 5050) - Se não conhecêssemos e admirássemos o trabalho do bom e bravo Jonas Silva, ficaríamos intrigados com o fato de só agora aparecer o número um deste "Les Musiques des Grandes Films Western", cujo volume número dois tivemos em abril do ano passado (Imagem, 5051). Mas sabendo das dificuldades que Jonas enfrenta para fazer com que sua gravadora sobreviva a pressão dos grandes grupos, compreende-se que motivos de força maior fizeram com que produzisse primeiro o volume número dois desta série francesa e, só agora, animado pelas vendas daquele disco, lançasse o disco número um. Como também entendemos a inexistência de qualquer texto de contracapa, explicando a importância dos filmes de cujos temas centrais aqui temos uma amostra. Com a orquestra de Mário Cavallero, desfilam 12 temas conhecidos, dois dos quais oito são de clássicos westerns americanos e quatro do bang-bang spaghettis. O disco abre com "The Green Leaves Of Summer", a bela música de Dmitri Tiomkin, com letra de Paul Francis Webster, que The Brothers Fours cantavam em "The Brothers Fours cantavam em "The Alamo" (1960, de John Wayne) - cuja trilha sonora original, por sinal, saiu pela Columbia (CS 8358) americana, e que conseguimos há uma semana. Depois de dois temas de bang-bang peninsulares (de Ennio Moricone e Cipriani), mais três clássicas baladas de westerns eternos: "Johnny Guitar" (1954, de Nicholas Ray), de Victor Young (1900-1956); "Sem Lei e Sem Alma" (Gunfight At Ok Corral, 57, de John Sturges), de Washington/Duning e "Matar ou Morrer" ( High Noon, 52, de Fred Zinnemann de J. Desmond/L. Newman. No lado B, temos, os temas de "Sete Homens e uma . (The Magnificient Seven, 1960, de John Sturges) de Elmer Bernstein; "Rio Bravo"( Rio Bravo, 1959, de Howard Hawks) de Dmitri Tiomkim/Paul Francis Webster; "Vera Cruz" (1954, de Robert Aldrich), de C. Friedhofer e, finalmente, "Galante e Sanguinário" (3:10 To Yuma, 1956, de Delmer Daves), de Ned Washington-Dmitri Tiomkin. Nesta face, temos ainda a belíssima balada que Enio Morricone criou para "Era Uma Vez O Oeste", de Sérgio Leone. Sem dúvida, para quem aprecia a música de cinema, em especial, os westerns, um disco indispensável - e que é complementado com o volume dois, há mais de um ano nas lojas.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Trilhas Sonoras
38
16/03/1975

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