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Aramis

Romance de Murphy, a melhor das 6 estréias

Seis estréias e algumas continuações. Nada mal, para esta temporada de frio e chuva que pouco estimula o espectador a deixar o conforto do vídeo (ou mesmo da televisão) em busca de um programa cinematográfico. Embora existam alguns filmes que justificam o sacrifício. Por exemplo, "Tangos - O Exílio de Gardel", de Fernando E. Solanas, (cine Luz, 4 sessões) é daquelas obras que merecem ser vistas em tela ampla. Um dos mais bonitos e sentimentais estudos sobre exilados vivendo no exterior - no caso Paris - num filme que mistura música e política. Uma pequena obra-prima com os franceses Marie Laforet, Philippe Leotard e Marina Valdy - ao lado de um elenco argentino. A trilha sonora de Astor Piazzolla é excelente, com algumas composições que ganharam letras do próprio Solanas. Enquanto não chegam os dois filmes de categoria que está exibindo em São Paulo/Rio - "Monalisa", de Neil Jordan (que valeu a Bo Hoskins, indicação ao Oscar de melhor ator) e "O Nome da Rosa", Alexa Damiu programou para o Palace Itália o filme de terror, "A Casa do Espanto" ("House"), de Steve Miner, estreado na última segunda-feira. Um filme com todos os clichês do gênero, para quem curte sustos. Outros filmes de horror - este quase escatológico - é "A Mosca" ("The Fly"), do canadense David Cronenberg, que lota as sessões do Plaza - e com isto o vigoroso "Platoon", de Oliver Stone, passou para o Ritz - onde deverá permanecer mais algumas semanas. A intenção de Francisco Alves dos Santos era aproveitar a motivação de "Platoon" e reprisar dois outros contundentes filmes sobre a guerra do Vietnã: o ducumentário "Corações e Mentes", Oscar-74, de Bert Schroeder e "Apocalypse Now" de Francis Coppola. Infelizmente, dentro dos compromissos que tem, não pode, de momento fazer esta programação: no Luz continua (felizmente) "Tangos - O Exílio de Gardel" e no Groff dois filmes nacionais estarão em exibição nesta semana. As estréias Nacionais Há tantos filmes nacionais inéditos, à espera de lançamento, que alguns só conseguem chegar à tela graças à boa vontade de Francisco Alves dos Santos. Assim mesmo, são produções frustradas, sem maiores chances de bilheteria. Duas delas foram programadas para o Groff, nesta semana: até amanhã, ali estará em exibição "O Último Vôo do Condor", de Emilio Fontana, sobre contrabando, drogas e violência na fronteira Brasil-Bolívia. No elenco, Cláudio Marzo, Tania Loureiro e a sempre bela Marlene França. De 24 a 27, um filme realizado pelos irmãos Reinaldo e Rita Voupato, rodado numa cidade do interior de São Paulo e com argumento simpático sobre a juventude: "Abra as Asas". No elenco, gente nova (e desconhecida) como Jaquelino Costa Silva, Ricardo Matioli e Marceline Alves Ferreira. Policial Atraente No São João, estréia um policial que merece atenção por um detalhe: o roteiro é de Oliver Stone (em colaboração com David Lee Henry), hoje consagrado diretor de "Salvador" e "Platoon". O filme chama-se "Morrer Mil Vezes" ("8 Million Ways To Die") e o diretor é Hal Ashby, 53 anos, que entre seus melhores filmes consta "Ensina-me a Viver" ("Harold and Maude", 71); "A Última Missão" ("The Last Detail", 72); "Shampoo" (1975) e "Destino de Glória" ("Bound For Glory", 76). Portanto, merece credibilidade, nesta história sobre a regeneração de um ex-detetive da divisão de narcóticos da polícia de Los Angeles, Scudder (Jeff Bridges). Rosanna Arquette, a boa revelação de "Procura-se Susan Desesperadamente" é o segundo nome no elenco, no qual estão também Alexandra Paul, Randy Brooks e Andy Garcia. A verificar por quem dispõe de tempo. Outro policial programado para a meia-noite de amanhã, no Astor, é "Máquina Mortífera" ("Lethal Weapon"), de Richard Donner com Mel Gibson ("Mad Max"), Danny Glover, Mitchel Ryan [Tracy Wolfe] e lançando um novato, Tracy Wolfe [Mitchel Ryan]. A trilha sonora é de Eric Clapton, o que sempre deve significar atração para uma parcela jovem. A ação também se passa em Los Angeles, onde dois policiais, Riggs e Murtaugh (Gibson/Glover), veteranos do Vietnã, trabalham em dupla. Há violência, ação e aquela visão do policial que é "uma máquina de matar". A partir do dia 28, o filme entrará em exibição normal nos cines Astor e Itália. O Romance de Murphy Considerado um canastrão durante décadas, James Garner ganhou uma indicação ao Oscar de melhor ator pela sua interpretação de Murphy Jones em "O Romance de Murphy" (Cinema I, desde ontem). Além desta nomination a Garner, este "Murphy's Romance" tem outras atrações: o diretor é o competentíssimo Martin Ritt, 67 anos, que volta a trabalhar com sua atriz favorita, Sally Field. E novamente Sally Field tem um papel marcante, como uma mulher resoluta e independente (remember "Um Lugar no Coração", por exemplo): ela é Emma Moriarty, divorciada, um filho, Jack (o garoto Corey Jaim, de "Lucas/ A Inocência do Primeiro Amor"), que instala-se num rancho do Arizona e procura refazer sua vida. Há o encontro com Murphy Jones (Garner), meia-idade, viúvo, com o qual estabelece uma relação de altos e baixos. Ritt é um dos diretores mais competentes do cinema americano surgido nos anos 50 - a partir de "Um Homem Tem 3 Metros de Altura" (1956, o filme de estréia de Jon Cassavetes). Sally é uma esplêndida atriz e o roteiro é da já premiada, várias vezes, dupla Harriet Frank Jr. e Irving Ravetch, baseados no livro de Max Schott. Fotografia do mestre William Fraker e música de Carole King. Portanto, todos os elementos para fazer com que "Murphy's Romance" seja, nesta semana, um filme tão importante de se verificar, como foi, na semana passada, o esplêndido "Deserto em Flor" ("Desert Bloom"), de Eugene Corr - um dos melhores filmes do ano, mas que não resistiu a uma segunda semana em exibição. Fica a dica para o bom Chico reprisá-lo, o quanto antes, num dos cinemas da Fundação. Comédia Pastelão "National Lampoon" é uma revista mais sarcástica do que a "Mad". Nos EUA tem grande popularidade e já inspirou algumas comédias igualmente debochadas, uma delas sobre o mundo dos universitários ("Clube dos Cafajestes"), que chegou a fazer sucesso. Agora temos uma visão turística desta irreverente revista: "Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa" ("National Lampoon's Europena Vacation") dirigido por Amy Heckerling - uma mulher que está se destacando na direção - e com um elenco de intérpretes em ascensão: Chevy Chase, Beverly D'Angelo (visto ainda recentemente em "Doido Para Brigar, Louco Para Amar"), Dana Hill, Jason Lively, Sheila Kennedy, etc. O argumento é simples e repleto de situações das comédias de pastelão. Com turísticos cenários, trapalhadas & trapalhões ao gosto do público que busca apenas entretenimento. Outras opções Nos cinemas da CIC, salvo surpresas de última hora, nenhuma mudança: "Por Favor, Matem Minha Mulher" ("Ruthless People") do trio Jim Abrahmas, David Zucker e Jerry Zucker, com Danny DeVitto, Judge Reinhold e Bette Midler continua no Lido I; "A Cor do Dinheiro", de Martin Scorcese - Oscar de melhor ator a Paul Mewman - prossegue no Lido II e o interessantíssimo "Perigosamente Juntos" ("Legal Eagles"), de Ivan Reitman, com Robert Redford, Debra Winger, Dary Hannah e Terence Stamp, se mantém no Condor. No Itália, está agora "Stallone Falcão", de Menahem Golan, com Sylverster Stallone e na sessão da meia noite, de amanhã, no Groff, uma versão menor de "Casanova", realizada por Luigi Comencini, com Senta Berger e Leonard Whiting ( o "Romeu", da versão de Zifferelli). No Luz, domingo, às 10 horas, um programa nostalgia: "Flash Gordon no Planeta Mongo". LEGENDA FOTO 1 - Sally Field, dirigida por Martin Ritt, na melhor estréia da semana: "O Romance de Murphy". Em exibição no Cinema I. LEGENDA FOTO 2 - Uma comédia leve e irreverente, "Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa", em exibição no Astor. LEGENDA FOTO 3 - Jeff Bridges em "Morrer Mil Vezes", um thriller policial com roteiro de Oliver Stone, em exibição no São João. LEGENDA FOTO 4 - Outra comédia irreverente, de sucesso: "Por Favor, Matem Minha Mulher", em exibição no Lido I.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Seção de Cinema
10
22/05/1987

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