Romântico Tony hoje no Guaíra
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de junho de 1986
A única apresentação de Tony Bennett (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, hoje, 21,15 horas) leva a comparar com outros shows internacionais que tenham ocorrido em Curitiba. A primeira vista, sem uma pesquisa completa, pode-se dizer que desde a também histórica passagem de Sarah Vaughan pelo mesmo auditório - há mais de dez anos - que nenhum cantor popular, da dimensão de Bennett, escalou em nossa cidade.
Os nomes maiores da música vocal americana que têm incluído a South American Way em seus roteiros têm ainda ficado nas escalas Rio-São Paulo-Buenos Aires e só quando entram em maré vazante nos Estados Unidos como é o caso de Johnny Matthis - que aceitam baixar a bola, apresentando-se desde churrascarias cariocas até bailes de debutantes, como aconteceu em Curitiba, há alguns anos.
Aos 60 anos, pleno vigor vocal e requisitado para temporada nos ambientes mais exigentes do show business, Bennett ainda está longe de cair em esquemas clubísticos para vender o seu peixe e encantar com seu standard "I Left My Heart in San Francisco" (G. Cory/D. Cross). Por isto, após a estréia no Rio de Janeiro, no último fim de semana, e antes de sua temporada em São Paulo, faz uma rápida escala em Curitiba, para mostrar um repertório que traz canções atualizadas ao lado de standards indispensáveis.
Há quem lembre que a passagem de Bennett por Curitiba ter, em termos de música popular americana, o mesmo significado que foram as audições dos líricos Bienamino Gigli, Tito Schippa, Gino Becchi ou Jan Keipura nos anos 30 a 50, quando ao invés do suntuoso Guaíra, as apresentações aconteciam nos palcos dos nostálgicos cines Palácio, Avenida e Ópera.
Com ingressos a Cz$ 300,00 - ou seja, US$ 15 dólares (bem menos do que custa um espetáculo deste gabarito nos EUA ou Londres, mas 10 vezes mais do que o espectador comum gostaria de pagar), a passagem de Tony Bennett por Curitiba deve ser registrada. E aplaudida!
LEGENDA FOTO 1 - Tony Bennett: o herdeiro vocal de Sinatra, hoje em única apresentação no Guaíra (Foto de Annie Leobovitz).
Enviar novo comentário