Três vezes as quatro estações de Vivaldi
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de agosto de 1985
Se existe uma obra de câmara que tem merecido inúmeras meras gravações editadas no Brasil esta é, sem dúvida, As Quatro Estações de Vivaldi. Só nos últimos 60 dias, nada menos que três esplêndidos registros foram colocados ao alcance do nosso público em caprichadas edições. Na série das Editions de L'Oiseau-Lyre, da Decca: Records, a Polygram trouxe, a belíssima interpretação dada pela The Academy Of Ancient Music, com instrumentos autênticos sob a direção de Christopher Hogwood.
Posteriormente saiu a gravação da Orquestra Nacional da França sob regência Lorin Mazel também solista de violino, na edição da CBS Master-works. Agora, a mesma CBS, na série "Great Perfomance", reservou o volumesete para a interpretação da Orquestra de Câmera Inglesa, com Zukerman como maestro e solista de violino.
No mínimo, mais uma oportunidade para ouvir e comparar as interpretações de Manzel e Zukerman, regendo orquestras da França e Inglaterra, respectivamente, nesta indiscutível obra-prima de Antônio, nascido em Veneza entre os anos de 1675 e 1678, um dos mais pródigos compositores de todos os tempos. Vivaldi escreveu centenas de [concertos], sinfonias e sonatas e reivindicou a composição de94 óperas a maioria, das quais perdida ao mesmo tempo em que escrevia música litúrgica, inclusive seu famoso "Glória". Até hoje, 455 de seus concertos foram descobertos.
Embora outros autores tenham se voltado ao tema "Estações do ano" Hayden, Tchaikovsky, Glazunov e até recentemente Wendy(ex- Walter) Carlos (em "Sonic Seasons"), Vivaldi deixou uma obra incomparável. "Ai Quatro Estações" consiste de quatro concertos completos para violino, cada qual com três movimentos. Cada um é baseado em um dos quatro sonetos que tratam da primavera, verão, outono e inverno, com as passagens da música efetivamente coerentes com certos versos dos poemas. É inteiramente possível apreciar todo o ciclo sem referência ao programa específico que o compositor teve em mente e uma fascinante experiência e, antecipando em (muitas de suas alusões, o esquema da "Sinfonia Pastoral" de Beethoven.
Enviar novo comentário