Nerds, a nova onda para o humor jovem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de agosto de 1985
O sucesso de "Porkys", de Bob Clark, abriu um novo filão cinematográfico: comédias irreverentes, debochadas com muito sexo e sacanagem, dos meios universitários americanos. Mesmo com americanos o regionalismo que que diferencia a vida nos campus estudantis dos EUA de nossa realidade educacional, a irreverência e o humor destas comédias jovens têm possibilitado que muitas delas cheguem ao Brasil com bons resultados de público. Claro que há dezenas de produções do gênero e destas apenas algumas têm sido lançadas aqui.
"A Vingança dos Nerds" (Revenge of the Nerds) - Cine Plaza, desde quinta-feira pretende elevar um pouco o nível destas fitas, ormalmente bastante medíocres. Mistura informática - outra nova mania do cinema americano - às gozações das "fraternidades" universitárias, o que dá sempre ensejo a muito humor e insinuações de sexo tanto é de l8 anos, lamentavelmente para o público adolescente acima dos 13 anos, que seria o que mais curtiria este tipo de diversão. Aliás, no caso, parece excesso de zelo limitar em 18 anos esta fita.
O que é "Nerd"? Aparentemente parece tratar-se da designação de um monstro ou ser fantástico saído do gênero "sword and source" (espada e feitiçaria), que também tem sido bem sucedido em público. O "American Heritage Dicionary" define o "nerd" (ou "nurd") como uma pessoa socialmente arredia ou boba. Já o "Second Dictionary of American Slang concorda, acrescentando que, originalmente, a palavra era uma gíria entre corredores de carros ou surfistas e dão como variação a palavra "nert".
O fato é que se esta comédia: dia emplacar, a palavra "Nerd" pode até cair no vocabulário jovem do brasileiro sempre procurando termos estrangeiros e criando suas próprias expressões. Depende do êxito do filme, que só tem um nome conhecido no elenco: Robert Carradine, o mais de 100 filmes interpretados a partir da 1932.
Os demais nomes do elenco são naturalmente de jovem atores e atrizes, convocados entre tantos "new faces" em busca de oportunidades: Anthony Edwards, Ted McGinley, Bernic Casey, Larry Scott etc.. num elenco de muitos homens e poucas mulheres em destaque.
Sendo um filme para platéias jovens, a trilha sonora formada por música incrementada, interpretada por nomes famosos como do grupo Talking Heads ("Burning Down The Howae"), Michael Jackson (seu famoso '"Thriller), ("Queen Are The Champions") e até a Royal Philharmonic Orchestra.
O diretor, Jeff Kanew, é ainda quase desconhecido, embora para filmes de sucesso e seu primeiro longa-metragem,uma espécie de semidocumentário ("Black Rodeo",71), merecesse alguns elogios da crítica. Em 1977 fez "Natural Enemies", com Hal Holbrook, Loulec Hetcher e José Ferrer que não chegou ao Brasil. Foi montador de "Gente Como a Gente" e escreveu e dirigiu "Caçada Impiedosa", um western contemporâneo com Kirk Douglas e John Schneider, exibido há pouco tempo no Cine Condor.
Enviar novo comentário