Uma visão mundial do vídeo de todo o mundo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de novembro de 1989
Fortaleza
A multiplicidade dos programas oferecidos nas edições do FestRio, em suas cinco primeiras edições (1984/88) sempre foi tão ampla, que nunca houve condições, nem para a imprensa e muito menos para o público, de acompanhar e valorizar, na medida do necessário, as mostras de vídeo (e programas de televisão) que são apresentados, em exibições informativas ou concorrentes. Hamilton Costa Pinto, responsável pela área, sabendo sentir a grandeza destes novos veículos audiovisuais, através de contatos em todo o mundo, a cada ano supera-se em trazer o que há de mais interessante.
Este ano, montado no Inperial Othon Palace Hotel, sede do festival, as sessões de vídeo deverão ter um público numeroso.
As mostras dividem-se entre vídeos Experimentais, TV/Jornalístico, Musical, Jazz, Espetáculo, Ficção e Hor Concours - este com algumas das maiores atrações - como a "Histoire(s) du cinema", França, de Jean Luc Godard (duas partes) e a "TV Dante", de Peter Greenaway (diretor do longo "O cozinheiro, o ladrão, sua esposa e seu amante", que, representando a Holanda, concorre no dia 29), realizado para a BBC inglesa, em colaboração com Tom Philips.
Dois júris internacionais analisarão os filmes em competição, nos diferentes segmentos, que disputam os troféus na área de vídeo e televisão. A vídeo-maker e apresentadora de programas da Globo, Paula Saldanha, preside o júri de televisão, da qual fazem parte Patrice Bauchy (França), Helene Vlachos (Grécia), Donald Ranvaud (Inglaterra) e Consuelo Elba Alvarez (Cuba). Já o júri de vídeo, presidido por Roberto Berliner (Brasil), é integrado por Robert Cahen (França), Mário Martone (Itália), Kitz Fitzgerald (EUA) e Haroon Patel (Moçambique).
Na tarde de amanhã, o programa já inclui produções das mais interessantes como "Elixir do Pagé", que o mineiro Helvécio Ratton ("A Dança dos Bonecos") realizou baseado num longo poema pornográfico do escritor mineiro Bernardo Guimarães (1825-1884), com uma excelente interpretação de Paulo Cesar Pereio.
Outras mostras importantes - vídeo-arte, vídeos independentes da América Latina (incluindo "No", de Ronaldo Duque, que durante anos residiu em Cascavel, abordando o plebiscito no Chile) e dois vídeos premiados no FestRio, são outros atrativos desta grande promoção que mostra o estágio do vídeo no Brasil e no mundo.
LEGENDA FOTO - Paulo César Pereio, intérprete de "Elixir do Pagé", do mineiro Helvécio Ratton, que disputa o FestRio-Fortaleza, na categoria de vídeo experimental. É um divertido vídeo baseado num poema picaresco do mineiro Bernardo Guimarães e já está sendo vendido às locadoras.
Enviar novo comentário