Artigo em 10.07.1988
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de julho de 1988
Uma das funções do jornalismo é trazer informações sobre projetos culturais mesmo quando estes demoram a chegar aos espectadores. Portanto, dedicamos hoje nossa página ao registro de dois documentários inéditos para o público, mas que são significativos como realizações culturais.
Enquanto que, em Brasília, o jornalista Nirton Venâncio conclui o seu primeiro curta-metragem - "Oitentas", em Gramado, um dos mais interessantes documentários apresentados foi "Histórias do Cotidiano", de Regina de Abreu e Noilton Nunes.
Em ambos, há uma aproximação temática - a experiência da velhice, no filme de Noilton e Regina, pela presença da personagem Laura (Henriqueta Brieba), que conta para a neta Cristina (Mariana de Moraes, revelada no filme "Fulaninha", neta do poeta Vinícius) sua história de vida e suas lembranças conduzem uma sucessão de imagens e sons onde são retratados fatos significativos da história do Brasil no Século XX.
Já em "Oitentas" - que possivelmente estará em competição num dos próximos festivais do cinema brasileiro (Rio-Cine, em agosto, Brasília ou Fortaleza, em outubro), Nirton reconstitui o Universo de três octagenárias cearenses, em seus últimos anos, vivendo em Crateús, interior do Ceará.
Enviar novo comentário