Boto, quando a lenda cria vida
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de agosto de 1987
"Preciosismo fotográfico", comentava, no final da sessão de segunda-feira, no Cine São Luiz, o ator Joel Barcelos, 50 anos, em relação a "Ele, o Boto", o filme de Walter Lima Jr., já em exibição no Rio de Janeiro (mas inédito no resto do Brasil), aqui apresentado.
Mostrando sua declarada admiração por Humberto Mauro - que já havia homenageado há 4 anos em "Inocência", do romance de Visconde de Taunay, Waltinho volta-se, mais uma vez ao mundo fascinante de um Brasil simples, natural, ecológico. Se houvesse premiações, por certo este filme estaria entre os vitoriosos - a começar pela belíssima fotografia de Pedro Farkas (com as seqüências submarinas realizadas por Roberto Faissal Jr., e a trilha sonora envolvente de Wagner Tiso, o mesmo que havia musicado "Chico Rei", também de Walter Lima Jr., agora, finalmente, 12 anos após seu início de produção, às vésperas de lançamento comercial. "Ele, o Boto", é belo e tocante pela simplicidade e chega ao público pela beleza das imagens do litoral de Parati, Paratimirim e a Ilha de Fernando de Noronha, onde foi rodado entre julho/setembro do ano passado.
O roteiro original de Lima Barreto (diretor de "Cangaceiro", 1951), adquiriu a magia do cinema-fábula neste filme para todas as idades, que conta a lenda do peixe que vira homem, seduz as moças e a quem se atribui a paternidade de todos os filhos de pai ignorado.
Há 21 anos, apoiado numa estória original da atriz e cantora Vanja Orico (a estrela de "O Cangaceiro"), Lima escreveu um roteiro sobre a lenda do boto. Morreu sem poder realizar o filme e, duas décadas depois, Walter realizou mantendo a ambição do diretor de "O Cangaceiro": fazer "cinema - nada mais". Combinar o real, transformar a mentira em verdade e a verdade em mentira.
Como Walter Lima Jr. disse no debate sobre o filme, que coordenamos na tarde de terça-feira, no auditório do Hotel Esplanada.
- "O boto é real, falso ele é. Um mito das águas, como tantos outros".
Enviar novo comentário