As cores de Fukuda
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de maio de 1989
A galeria Ida & Anita, tem na qualidade o seu diferencial. Sabe selecionar os artistas que expõe e, sobretudo, tem um inteligente trabalho de marketing e relações públicas - nos quais outras marchands de tablaux (ou tentativas de...) deveriam se espelhar. Nesta semana, dia 18, às 20h30, Ida e Anita abrem as portas de sua galeria para a individual de Kenji Fukuda, paulista de Indiana, 46 anos e que desde 1979 vem fazendo regulares exposições.
Aurélio Benitez, nosso crítico de artes plásticas, diz que Fukuda sabe dominar a cor: "A abstração é o encontro pleno do homem com a liberdade artística e emocional. Nela, o pintor navega com facilidade no meio das cores e de lances rápidos de formas geométricas para exibir um painel onde o lirismo explode para fazer esquecer a balbúrdia cromática que o olho humano enfrenta no cotidiano. Na abstração, o artista mergulha no mundo sem limites das emoções. Aqui ele solta sua criatividade artística misturada com o brilho da luz solar, o verde do mar e a placidez oriunda de uma noite calma que domine seus sentimentos".
xxx
Além da individual de Fukuda, nesta semana uma outra exposição que merece registro: dois dos artistas mais queridos da chamada "Geração 60", Fernando Velloso e Wilson de Andrade e Silva expõem na ArteStil (Rua Rocha Pombo, 655). Não precisa-se de muitas palavras para falar de Fernando e do bom "Espigão". Há mais de 30 anos eles são presenças significativas nas artes plásticas do Paraná. Fernando, hoje afastado das animações culturais (teria sido um excelente secretário da Cultura, para o Estado ou Município), hoje se dedica apenas a pintura e ao seu hobbie favorito - assistir vídeos de temas religiosos. Aliás, passada uma crise espiritual - na qual pensou, inclusive, em abandonar os prazeres terrenos e ingressar num convento de monges trapistas, na Lapa - Fernando voltou a produzir ainda com mais intensidade, numa fase de grande luminosidade.
LEGENDA FOTO - Fukuda: exposição na galeria Ida & Anita.
Enviar novo comentário