Camerata Fukuda faz CD com a obra de Vivaldi
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de janeiro de 1992
Uma etiqueta alternativa, a COMEP, de São Paulo, criou uma série - Régia Música - inaugurada com um CD no qual a Camerata Fukuda e o solista Antônio Carlos Carrasqueira executam "As Quatro Estações" e "O Concerto para Flauta Cardellino" de Antônio Vivaldi.
Como diz o crítico João Marcos Coelho, mais do que um CD, este é praticamente um manifesto que visa colocar o músico erudito brasileiro no mercado de discos. A proposta da série Régia Música é retirar o músico brasileiro da marginalidade a que tem sido relegado. Ou seja, quando consegue gravar, acaba se limitando as obras de compositores brasileiros.
"Ora, raciocina Coelho, o mercado de discos compõe-se basicamente das grandes obras da história da música, do barroco ao romantismo. E então cria-se o cruel círculo vicioso: o artista brasileiro não grava as obras de amplo consumo, por isso não vende discos, e por isso não consegue gravar com regularidade". (*)
Das "Quatro Estações" de Vivaldi, por exemplo, existem no mercado internacional pelo menos 30 gravações diferentes. Assim, a Comep quer dar oportunidade a que os nossos músicos também registrem estas peças.
A Camerata Fukuda é liderada por Elisa Fukuda, que realiza um trabalho sério, com músicos de 12 a 25 anos e a participação do solista Carrasqueira, que seguindo a tradição paterna, é um flautista de talento.
Nota
(*) Conforme registramos em nossa coluna de ontem, o violinista Jerzy Milewski, polonês mas radicado há 20 anos no Brasil, gravou com a Orquestra de Câmara Amadeus, de Varsóvia, regida por Agneizka Duczmal, "As 4 Estações", numa produção de 1989, editada no Brasil no ano passado, em CD, com patrocínio da Atlantic. Este disco teve distribuição dirigida e alguns exemplares são vendidos nos concertos de Jerzy e sua esposa, a pianista Aleida Schweitzer, catarinense com longa vivência em Curitiba.
LEGENDA FOTO - Violinista Elisa Fukuda: liderando a Camerata que gravou "As Quatro Estações" de Vivaldi.
Enviar novo comentário