Jerzy trará a boa orquestra
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de agosto de 1987
O violinista Jerzy Milewsky, 41 anos, polonês de Varsóvia, mas brasileiro "por dupla razão de coração" - a primeira pelo casamento com a pianista Aleida Schweitzer, catarinense de Jaraguá do Sul, "a segunda por gostar mesmo do Brasil", esteve recentemente na cidade. Assessorado pela competente Verinha Walflor, Jerzy acertou detalhes da apresentação que a Orquestra de Câmara da Rádio e TV Polonesa fará no dia 24, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. Um empreendimento que está bancando, confiante no sucesso desta orquestra de 25 figuras, regência do Agnieszio Duzmal, 40 anos, com quem fez há pouco uma tournée pela Europa, gravando "As Quatro Estações", de Vivaldi. A orquestra estréia dia 19 em Porto Alegre e após Curitiba irá a Florianópolis (31), Rio de Janeiro (1º de setembro), Vitória (2), Brasília (6) e Belo Horizonte (8). Na Europa, cada concerto da orquestra custa US$ 12 mil. No Brasil, "frente a realidade", foi reduzido para US$ 5 mil. "Assim mesmo é um empreendimento que exige coragem", diz Jerzy.
Desde 1971, Jerzy divide sua carreira entre o Brasil e a Polônia. Violinista emérito, junto a Aleida Schweitzer, Cussy de Almeida e Peter Dalsberg, integrou o Quarteto Guaíra, criado na administração de Maurício Távora na FTG - e do que restou um bom elepê ("Sonata a4"), um dos sete álbuns que compõe o catálogo da Contabile, etiqueta que Jerzy montou para comercializar seus discos. Os três lançamentos mais recentes são os elepês "Música Brasileira para Violino Solo", patrocinado pela IBM Brasil e na qual revela a obra do marginalizado (mas importantíssimo) compositor mineiro Flausino Vale (1894-1954); um álbum comemorativo aos 150 anos de Carlos Gomes e a edição brasileira das "Quatro Estações", de Vivaldi. Sobre esta nova interpretação da mais conhecida obra de Vivaldi, o crítico (e ex-ministro) Mário Henrique Simonsen fez os maiores elogios, a constarem de crítica prevista para a revista "Veja", na próxima semana - coincidindo com a temporada da orquestra no Brasil.
Jerzy Milewsky está desenvolvendo dois novos projetos fonográficos. Em colaboração com Maria Clara Machado, Cláudio Cavalcanti, Lucinha Lins e Ziraldo, prepara um álbum de canções infantis sobre temas de Villa-Lobos, a ser lançado em outubro. Com o pianista Luizinho Eça, uma idéia que mostrará outra face de seu talento: a revisitação em duo piano-violino de clássicos da Bossa Nova. Luizinho Eça, 52 anos, nome maior da MPB, está entusiasmado com o projeto.
O programa que a Orquestra de Câmara da Rádio e TV Polonesa apresentará em Curitiba não poderia ser melhor: na primeira parte, o Concerto de Brandenburgo nº 3, e a "Serenata" de Tchaikowsky. Na segunda, "As Quatro Estações", já que o disco estará sendo lançado, nacionalmente, na ocasião. A propósito: para fazer juz a tradição de unir a música com o melhor grafismo, a capa do álbum duplo é um belíssimo trabalho da designer Martha C. Poppe.
Tags:
- Aleida Schweitzer
- As Quatro Estações
- Bossa Nova
- Carlos Gomes
- Cláudio Cavalcanti
- Concerto de Brandenburgo
- Cussy de Almeida
- Flausino Vale
- FTG
- IBM Brasil
- Jaraguá do Sul
- Lucinha Lins
- Luizinho Eça
- Maria Clara Machado
- Mário Henrique Simonsen
- Maurício Távora
- MPB
- Música Brasileira
- Na Europa
- Orquestra de Câmara da Rádio
- Quarteto Guaíra
- Quatro Estações
- TV Polonesa
- Verinha Walflor
Enviar novo comentário