Anos 60 nas artes plásticas no MAC
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de maio de 1987
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove desde ontem a mostra retrospectiva dos artistas plásticos Juarez Machado, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski e Helena Wong. Enquanto isso, três galerias da cidade - Acaiaca, Arte Correia e Simões de Assis - apresentam a obra atual desses artistas, os quais começaram a se destacar na década de 60.
Segundo Adalice Araújo, diretora do MAC, a idéia de se realizar uma exposição integrada nasceu em Paris, no início deste ano, quando o marchand Simões de Assis encontrou-se com Juarez Machado e o convidou para expor sua nova fase intitulada "Les Dormeuses", em galeria de sua propriedade. Juarez concordou, mas com a condição de expor juntamente com o seu grupo dos anos 60. Assim, ficou definido que ao Museu caberia a parte didática da promoção, com uma mostra retrospectiva, ao passo que as galerias se responsabilizariam pelas individuais. A Acaiaca apresenta a obra de Fernando Calderari. Dia 4 de junho abre, na Arte Correia, a mostra dos trabalhos de João Osório Brzezinski e, no dia 9 de junho, será a vez de Juarez Machado, na Simões de Assis Galeria de Arte.
Adalice Araújo enfatiza que a importância da exposição de Juarez Machado reside no fato de ele apresentar uma nova fase, até então desconhecida no Brasil.
LEGENDA FOTO - Helena Wong, retrospectiva.
Enviar novo comentário