Curitibano Radu na comédia americana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de agosto de 1990
Quem assistir a comédia "Um Dia a Casa Cai" (Lido II, 20 e 21:45 horas, a disposição também em vídeo da CIC), preste bem atenção numa das primeiras seqüências, quando dois carregadores fazem uma mudança para o casal William Fielding (Tom Hanks) e Anna Crowley (Shelley Long) e transportam uma pesada peça: um deles, alto, bonitão, ganha inclusive um close. É uma presença rapidíssima, que nem teria maior destaque se não fosse um detalhe: o jovem ator é um curitibano adotivo, embora já quase 20 anos morando nos Estados Unidos.
Artisticamente, Radu Gavor - nome que aparece nos créditos finais de "Um Dia a Casa Cai" - Radu Terner passou muitos anos de sua infância e adolescência em Curitiba. Filho do casal Alberto - Rodica Terner, veio ainda garoto da Rumênia, terra de seus pais e aqui, após fazer o curso ginasial, chegou a trabalhar por algum tempo na COPEL.
Posteriormente, transferiu-se para São Paulo, onde estudou informática, e foi morar em Nova Iorque. Mas seu sonho sempre foi fazer teatro e a partir do final dos anos 70, começou a atuar em teatro, fazendo pequenos papéis para filmes de televisão, e chegou aos longas - infelizmente poucos exibidos no Brasil. Em 1986, atuou em "Um Dia a Casa Cai" (The Money Pit), produção de Steven Spielberg, terceiro longa dirigido pelo ator e diretor Richard Benjamin, 52 anos, que se constituiu em grande sucesso de bilheteria - tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Prova disto é que a CIC que raramente reprisa filmes em seu circuito de cinemas - e mesmo já tendo lançado "The Money Pit" em vídeo - decidiu reprisá-lo desde ontem, nas sessões noturnas do Lido II, enquanto à tarde mantém em cartaz "Lua de Cristal" de Tizuka Yamazaki, com Xuxa e Sérgio Malandro.
Radu Gavor (Terner) tem residido os últimos anos em Los Angeles, embora ocasionalmente faça temporadas nova-iorquinas, cidade em que mora sua mãe, Rodica Terner. Alberto Terner, advogado, assessor do Ministério da Cultura da Romênia antes da II Guerra, veio para o Brasil no inicio dos anos 50, pois aqui residia seu irmão, Virgílio, empresário, proprietário de várias lojas. Posteriormente, chegaram a esposa Rodica e o filho Radu. Proprietário durante anos da Camisaria Mauá, na Praça Generoso Marques, Alberto sempre foi interessadíssimo em cultura e arte, além de ser um expert em turismo - o que o levou a ocupar, por algum tempo, na primeira gestão do arquiteto Jaime Lerner, a divisão de turismo do então Departamento de Relações Públicas e Promoções. Rodica, também uma mulher cultíssima, advogada, poliglota, após a morte de Alberto, mudou-se para Nova Iorque, onde até há poucos meses era secretária executiva de uma organização voltada a promoção musical. Atualmente, pelos seus méritos de executiva e, especialmente, por conhecer profundamente sete idiomas, assessora de uma importante multinacional.
A razão principal pela qual Rodica deixou Curitiba - cidade em que deixou dezenas de grandes amigos, foi para estar mais próxima de seu único filho, Radu - cuja carreira acompanha de perto, com natural orgulho. Sempre que pode vem ao Brasil, rever seus amigos em Curitiba e São Paulo.
LEGENDA FOTO - "Um Dia a Casa Cai": uma comédia amalucada, produzida por Steven Spielberg, que tem no elenco um curitibano: Radu Terner. Em reprise no Lido II.
Tags:
Enviar novo comentário