A denúncia de Sade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de novembro de 1975
Com seu corajoso anúncio-denúncia, publicado domingo, na 1ª página do 2º caderno de O ESTADO, o pintor e marchand-de-tablaux Jorge Carlos Sade movimentou os círculos plásticos da cidade. Houve, naturalmente, quem discordou da posição assumida pelo proprietário da Acaiaca, mas também recebeu muitas manifestações de solidariedade, inclusive de homens públicos e empresários, que acompanham o seu trabalho em favor da moralização das artes plásticas no Paraná.
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As mulheres pintoras estão sendo bem mais originais do que os artistas masculinos na escolha dos temas-títulos de suas mostras. Hoje, a bela Suzana Lobo, inaugura sua individual "Por Trás dos Bastidores" com trabalhos desenvolvidos em bastidores de costura, de vários tamanhos. Dentro de duas semanas, outra bonita e talentosa pintora, Marcia Simões, faz na mesma galeria (Acaiaca) outra mostra, que deverá estar entre as mais significativas do ano: "De homens, pássaros & anjos, com um clima muito alado - nas telas e no ambiente que está criando, no que conta com ajuda de seu marido, o criativo Ivens Jesus Fontoura.
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A propósito, Ivens está organizando a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná, movimento apolítico e de grande significado profissional. Se a classe (classe ?) entender o sentido que Ivens pretende dar a entidade, todos tem a ganhar. Caso contrário ...
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