Dona Maria e o CPFC
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de maio de 1984
Assim como dona Maria Nocholas é um exemplo de dedicação e entusisasmo pela memória do Paraná. Incansável aos seus 85 anos, outra professora da mesma geração, também de nome Maria, merece o respeito pelas suas preocupações com a ecologia, a educação e outros problemas contemporâneos. É dona Maria Luisa Merkle, mestre aposentada, cujas cartas ocupam sempre espaços nos jornais não só de Curitiba, mas também de veiculos nacionais.
xxx
Uma das fundadoras da Associação da Defesa do Meio Anbiente - ADEA, entusiasta participante de movimentos civicos e ecológicos, dona Maria Luisa nos envia simpatica correspondência, acompanhada da edição comemorativa aos 50 anos de fundação do Centro Paranaense Feminino de Cultura, criado a 5 de dezembro de 1933,por Rosy Pinheiro Lima, Ilnah Secundino e Deloé Scalco. Em sua amável carta dona Maria Luisa salienta que a data não teve a repercussão merecida, apesar do muito que a instituição fez neste meio século de existência. Não apenas na área cultural, mas também nosocial através do Posto de Puericultural Darcy Vargas, com seus departamentos e assitência médica à gestante e assitência odotológica, além de ajudar familias carentes.
Diz, ainda dona Maria Luisa que é preciso salientar que o CPFC mantém cursos de datilografia, pintura, português, Inglês, Francês, alemão, dicção, estenografia, ioga, pintura, artesanato, arte culinária, etc..
Enviar novo comentário