A educação segundo Deusdith
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de março de 1990
Deusdith Laval Malucelli herdou de seu pai, Aldo Laval, não só uma tendência a estar sempre preocupada em servir ao próximo, mas também um idealismo que canalizou para a educação. Professora aposentada do Estado, acumulou em três décadas de ensino experiências que a levaram refletir sobre questões da educação e política. Desta longa vivência prática, somada a dezenas de cursos, uma dedicação integral a experiência de professora, esposa (casada com o jornalista e publicitário, Luís Alfredo Malucelli há 34 anos) e mãe - seis filhos, cinco netos - lhe deram condições de desenvolver uma série de observações num livro de ensaios que estará lançando nos próximos dias: "Política: ideal + capacidade".
Antes de tudo um livro inspirado na figura de seu pai - "pelo seu idealismo, coragem e desprendimento", explica, o livro de Deusdith enfeixa textos que anteriormente já havia publicado, inclusive na imprensa, somados a novas apreciações, que a idade e a experiência lhe trouxeram. Chocada com a decadência dos políticos - e a falta de preparo de muitos - levanta neste seu livro uma proposta tão polêmica quanto interessante: a necessidade de haver cursos (e vestibulares) que preparam os políticos para a função pública. Raciocinando, lucidamente, que se ninguém pode advogar, construir ou clinicar sem ter uma formação básica, "é incrível que os homens que fazem leis e influenciam sobre milhões de pessoas cheguem a ter tal poder, muitas vezes sem o mínimo preparo".
Já na página 7, inicia uma apreciação sobre personalidades do Paraná que se destacaram "pelos seus elevados ideais", voltando-se especialmente a educação. E, ao longo das 137 páginas, incursiona, sempre com segurança e personalidade, por vários setores ligados ao ensino, educação, saúde entre outros temas atuais.
Uma obra no mínimo interessante, contribuição de uma professora que herdou do pai a virtude de saber expor com sinceridade suas idéias. Enquanto Deusdith publica "Política: ideal + capacidade", seu marido, Luís Fernando Malucelli, 55 anos, um dos mais conhecidos homens da comunicação do Paraná, durante duas décadas o principal executivo comercial da TV-Paranaense e agora assessor do grupo Joel Malucelli, animou-se a também publicar um livro. Só que ao invés de abordagem de temas mais profundos, prefere dar vazão a sua imaginação e a partir de supostas estórias bem-humoradas envolvendo colegas - muitas delas, na mais absoluta ficção - vai entremear crônicas do mundo jornalístico, esportivo e publicitário curitibano a partir dos anos 50, com receitas culinárias. Afinal, Malu é, antes de tudo, um dos melhores cozinheiros de fins de semana do país - e seus jantares com receitas exclusivas são de fazer inveja a Paul Bocuse.
Enviar novo comentário