Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de abril de 1973
Maurício Quadrio, diretor de projetos especiais da Phonogram e responsável pela comprovação da vitalidade de mercado fonográfico brasileiro para lançamentos de primeiro nível (Projetos Mozart e Beethoven/No Tempo dos Obns Tempos/ Música Para Milhões/Pop History), prometeu que a partir de março a Companhia Brasileira de Discos, mantendo a liderança na edição de musica erudita em nosso País, colocaria 10 novos títulos por mês nas lojas. Pois, no ano passado, Maurício comprovou que o brasileiro não tem medo de musica clássica: os lançamentos do chamado gênero erudito venderam mais do que as edições populares, inclusive as mais caras (como o projeto Mozart). E possivelmente em homenagem a aceitação que a obra de olfgang Amadeus Mozart (1776-1791) alcançou ao público classe A, que Quadrio decidiu abrir a sua programação de edições eruditas com um lp em que a Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência de Herbert von Karajan (foto) apresenta os 4 concertos para trompa e orquestra, tendo como solista de trompa Gerd Seifort. Três destes quatro concertos (números 1, 2 e 4) foram compostos por Mozart para Ignar Leigob, trompista da corte, em Salzburgo. Era um homem simplório, músico razoável, e Mozart gostava de divertir-se à sua custa não só enchendo de dificuldades a parte solista, como também escrevendo dedicatórias como esta, no Concerto n.º 2: << Wolfgang Amadeus Mozart teve pena desse asno, desse animal desse tolo Leigab - em Viena, 27 de maio de 1783 >>.
Enviar novo comentário