Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de abril de 1973
Quando anunciou a vitória do cantor Tobias no encerramento do I Mercado Internacional do Talento, no meio do ano passado, Flávio Cavalcanti (foto) - o mais polemico dos homens da televisão brasileiro - anunciou a criação de uma etiqueta, MIT, para editar as << revelações >> de seu programa - hoje suspenso pela Censura,. Como Tobias não fez o sucesso esperado. Cavalcanti, astutamente, preferiu lançar o MIT, com distribuição da Phonogram, com um álbum de cunho jornalistico-didatico, que por certo pretende vender junto a colégios e pais interessados em darem aos seus filhos (no ciclo básico) uma forma atraente de aulas de história: << O repórter da história >> Do quadro que manteve por mais de quatro meses em seu programa dominical. Flávio Cavalcanti selecionou seis entrevistas com vultos históricos, onde eles, interpretados por bons atores (cujos nomes não constam da capa do lp), apresentam textos pesquisados por Oswaldo Miranda, um dos muitos colaboradores da equipe de Cavalcanti. Assim, o álbum inícia com Pedro Alvares Cabral, tendo em back-ground o tema << Lendas Brasileiras >> de Souza Lima; em seguida Tiradentes, em 12,05 minutos falada inconfidência mineira, enquanto ao fundo ouve-se a << Suite Vila Rica >> e o << Concerto para violino e orquestra >> de Radames Gnatall. Dom João VI, em entrevista de 6.02 minutos, com Rach ao fundo, encerra o lado A . No lado dois, temos entrevistas com Dom Pedro I (com seu << Credo >>, sob a regência de Henrique Morelembam ao fundo) e mais o << Hino da Independência >>); com a Princesa Isabel (8,9 minutos), ao fundo a suite de Alexandre Levy e sinfonia de Alberto Nepomuceno ). Finalmente, para bach-ground do depoimento de Santos Dumont, a Sinfônia em Sol Menor de Nepomuceno e a Sinfônia Tropical, de Mignome.
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