Observátório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de janeiro de 1982
NA noite de Natal, o compositor e instrumentista Maurício Einhorn embarcou num noturno da Penha e veio amanhecer em Curitiba. Aqui, por dois dias, pouco saiu do Guaíra Palace Hotel, pois ali, com o violonista Sebastião Tapajós repassou todo o repertório musical que estarão apresentando a partir do dia 14 de janeiro em 22 apresentações na Áustria e República Federal da Alemanha. Amigos há mais de 10 anos, já tendo feito inúmeras apresentações no Brasil (várias em Curitiba), só agora, Maurício – o mais criativo executante de harmônica de boca, e Tapajós, estarão se apresentando no exterior. Esta será a terceira temporada de Einhorn na Alemanha, onde esteve em julho e novembro último, quando em Stuttgart, gravou um programa para a rádio SDR, acompanhado por um big band Erwin Lehn und sein sudfunke tanzorchester, formada por cinco saxofones, quatro pistons, quatro trombones, mais piano, baixo, bateria e guitarra – acompanhando-o em três de suas composições "Artimanhas", "Mood" e "Toy".
Sebastião Tapajós – hoje praticamente curitibano por adoção (quando não está viajando profissionalmente, mora no Guaíra Palace Hotel) viaja anualmente [,] uma média de 3 a 5 vezes à Europa, já que o seu empresário-produtor, Claus Schreider, o tem como um de seus golden boys. E agora, Schreider organizou uma nova excursão, que a exemplo da realizada em janeiro´81 – quando Sebastião viajou com o Tamba Trio – poderá resultar num novo elepê. Tapajós já tem meia dúzia de discos editados pela RCA alemã [,]enquanto que o primeiro elepê solo de Einhorn, no Brasil produzido pela Clam, acaba de sair da Europa.
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Os ensaios neste início de semana em Curitiba resultaram em novas composições. Pelo menos meia dúzia de belíssimas músicas novas nasceram para ampliar o já imenso repertório de Tião e Maurício, dois cirtuoses em seus instrumentos, músicos de rara sensibilidade e, especialmente, pessoas das mais estimadas.
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