Observatorio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de outubro de 1980
O prefeito Jaime Lerner, no estudo "medidas para economia de combustível a proposta de Curitiba", que levou na segunda-feira a Brasília, lembrando que conscientemente Curitiba vem enfrentando, desde 1972, este angustiante problema:
Não se fazem milagres do dia para a noite. Na verdade, o ponto básico da questão está no posicionamento adotado, desde o inicio, na formulação de um modelo de desenvolvimento urbano para Curitiba, que desse ênfase absoluta ao transporte de massa. Mais ainda. Procurou-se, sempre, buscar uma atitude de não dependência: em relação a tecnologias importadas, sofisticadas e caras; à metodologias inaplicáveis a países em processo acelerado de urbanização buscando, na medida do possível, soluções locais, apropriadas e de baixo custo".
Em apenas 12 páginas e 5 gráficos, Lerner sintetizou suas idéias de forma objetiva e clara -garantindo com isto que todos que se preocupam com o assunto, dele tomem conhecimento. Faz uma síntese do que foi realizado sistema interbairros, sistema expresso, fechamento da área central, circular centro, transporte de vizinhança, etc. e conclui: "as medidas propostas deverão ser implantadas em caráter definitivo - e nunca temporário ou experimental -sob risco de demonstrar à população, total insegurança em relação aos resultados que se quer atingir. A mobilização da comunidade, conscientizando-a da necessidade de participar do esforço nacional em economizar combustível, constitui, esta sim, uma experiência válida. Porém é fundamental que, antes, se ofereça a população, alternativas realmente viáveis de transporte coletivo".
Tags:
Enviar novo comentário